NovaZelandia rodeios ativistas H

Rodeios não tem lugar na Nova Zelândia, dizem ativistas após chocante incidente de uma perna quebrada

Um grupo ativista pelos direitos dos animais diz que é somente uma questão de tempo antes dos eventos de rodeios serem proibidos na Nova Zelândia, conforme surgiram as imagens de um touro quebrando sua pata em uma arena perto de Nelson no último dia 23.

Por Josh Reich / Tradução de Alice Wehrle Gomide

NovaZelandia rodeios ativistas

O incidente ocorreu no Richmond Rodeo, e resultou em um touro tendo que ser eutanasiado e o peão sendo hospitalizado com sua própria perna quebrada.

Uma petição pedindo a proibição dos rodeios na Nova Zelândia já tem mais de 40.000 assinaturas, e deve ser apresentada ao Parlamento em meados março pelos grupos ativistas SAFE, SPCA e Farmwatch.

Mandy Carter, diretora de campanhas da SAFE, disse que o incidente deste fim de semana foi horrível e ela está convencida que a atividade se tornará ilegal muito rápido.

“Eu não tenho dúvida de que será um evento proibido”, ela diz.

“É somente um entretenimento, eles ficam chamando isso de esporte, chamando de uma tradição Kiwi”.

“Não é, isso veio da América… nós deveríamos estar promovendo coisas que são unicamente nossas”, diz Mandy Carter.

Ela diz que o rodeio é aterrorizante para os animais envolvidos, e somente um pouco de diversão para as pessoas que querem brincar de “caubói”.

“Nós podemos explicar isso uns aos outros. Para os animais que estão vivendo na base do instinto, eles vão ficar com medo quando alguém pula em suas costas”.

“Não tem como falar para eles, como fazer eles entenderem que é somente um pouco de diversão”.

Ian Parkes, president do Richmond Rodeo Club e dono do touro envolvido no incidente, disse ao Nelson Mail que o incidente foi uma ocorrência rara e que o bem-estar animal é levado muito a sério.

“Isso não é bom, ninguém quer isso. Eu sou um fazendeiro e amante dos animais”.

Havia veterinários no local e os animais foram todos verificados antes e depois das apresentações.

Assista ao vídeo clicando aqui.

Fonte: TVNZ

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.