Rondonópolis (MT) ganhará abrigo para 500 cães e gatos; obra será inaugurada em julho

Rondonópolis (MT) ganhará abrigo para 500 cães e gatos; obra será inaugurada em julho
Foto: Wheverton Barros - Gcom

Com a capacidade de abrigar 500 cães e gatos, um abrigo fornecerá assistência veterinária e funcionará como lar temporário aos pets que precisam de uma família em Rondonópolis (214 Km de Cuiabá). Com o custo de aproximadamente R$3 milhões, a obra da prefeitura do município está prevista para ser entregue em julho deste ano.

O valor do dinheiro aplicado na obra é referente às multas ambientais que foram aplicadas pelo Juizado Volante Ambiental com contrapartida de recursos próprios do município.

Os animais que serão encaminhados ao abrigo de Rondonópolis vão ser retirados das ruas da cidade para que dessa forma fiquem protegidos, recebam tratamento de saúde, castração garantida e fiquem preparados para serem adotados com responsabilidade.

O espaço que também contará com um auditório onde serão realizadas palestras sobre os animais.

Apesar de estar sendo construído pela prefeitura, o coordenados da Unidade de Vigilância em Zoonoses do município, Kleysller Willon Silva, explicou que a obra será entregue à administração das Organizações Não-governamentais (Ongs) de defesa dos animais de Rondonópolis.

Fonte: Circuito Mato Grosso (com Assessoria)


Nota do Olhar Animal: Parece-nos um grande equívoco criar um abrigo deste tamanho. O perigo de se transformar em um grande depósito de animais, em um inferno para os bichos, é enorme. A castração em massa, a promoção de adoção (ou do CED) e o trabalho educacional  são os caminhos para o controle populacional. Como manter 500 animais com qualidade de vida? E os recursos para isso, estão garantidos? Porque não se trata apenas de investir na construção do abrigo e sim prover de equipamentos (e manutenção), alimento, medicação, atendimento veterinário, etc. É preocupante…

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.