RS: Ônibus de Porto Alegre poderão transportar cães e gatos

RS: Ônibus de Porto Alegre poderão transportar cães e gatos

Animais com peso de até 10 quilos deverão estar higienizados. Lei vale a partir desta quarta-feira (27), das 10h às 16h e das 21h às 6h.

RS Porto Alegre imagem54843

A partir desta quarta-feira (27), cães e gatos poderão ser transportados nos ônibus coletivos que circulam por Porto Alegre. A lei que autoriza o transporte de animais domésticos de pequeno ou médio portes, acompanhados por seus responsáveis, em transporte coletivo, seletivo ou individual do município, foi sancionada pela prefeitura da capital.

Segundo o texto, deve ser cumprido um limite de quatro animais por viagem, apenas no período das 10h às 16h e das 21h às 6h. Para assegurar direito ao transporte, o proprietário deverá apresentar carteira de vacinação atualizada, com as vacinas antirrábica e polivalente em dia.

Os cães ou gatos, com peso máximo de até 10 quilos, deverão estar higienizados, tendo em vista a preservação tanto da própria saúde como a dos passageiros. Deverão, ainda, ser acondicionados em um dispositivo resistente apropriado para o transporte, isento de dejetos, água, alimento e à prova de vazamentos.

A lei diz ainda que as empresas de transporte público poderão cobrar tarifa pelo transporte, a ser estabelecida pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.