Ruben: o leão mais solitário do mundo, trancado sozinho há 5 anos

Ruben: o leão mais solitário do mundo, trancado sozinho há 5 anos
Ruben, o leão mais solitário do mundo

Ruben é um leão de 15 anos de idade, conhecido como o leão mais solitário do mundo, por ter sido trancado sozinho, por anos, na pequena jaula de um zoológico abandonado na Armênia-Azerbaijão.

Silencioso com a solidão, o leão deixou de rugir, pois todos outros animais que estavam no zoo foram transferidos, com exceção de Ruben.

Agora, uma instituição britânica de proteção aos animais, a Animal Defenders International (ADI) decidiu resolver o problema de Ruben e um futuro promissor espera pelo felino. Em breve, ele será transferido para o ADI Wildlife Sanctuary na África do Sul, um um ambiente natural seguro e tranquilo, onde Ruben encontrará outros leões e com os quais poderá conversar, ou seja, poderá rugir novamente.

Nascido em cativeiro, Ruben tem problemas nos dentes e será operado:

“Tem dentes partidos e gretados, mas nesta fase não têm qualquer impacto na sua alimentação, e chega a trincar ossos – explicam os veterinários da ADI-. Para evitar a exposição repetida a anestésicos e raios-X, seu tratamento odontológico será realizado na África do Sul, onde temos tecnologia avançada e cuidados posteriores abrangentes. Além disso, toxinas podem ser liberadas no sangue durante cirurgias dentárias que podem ser fatais, então nossa equipe, que inclui o lendário pai da odontologia animal, Dr. Peter Emily, sempre evitou cirurgias de campo sempre que possível. É melhor tê-lo onde ele possa obter os cuidados mais avançados.”

“Estamos solicitando licenças de exportação da Armênia e licenças de importação para a África do Sul, onde é crucial recuperá-lo o mais rápido possível para resolver seus problemas mais sérios.”, informou a ADI.

Ruben já tem o microchip e as vacinas necessárias para fazer viagens internacionais. Assim que ele puder fazer a mudança, ele terá todos os cuidados médicos necessários. O leão mais solitário do mundo tem problemas neurológicos e possivelmente problemas na coluna, pois cambaleia ao caminhar, ainda que consiga se mover. Parece ter problemas oculares, mas tem boa audição.

A ADI diz estar fazendo o possível para que o leão se mude para a África em março/2023 e aceita doações para as despesas veterinárias e de transporte.

Um mundo melhor espera por ele. Viva Ruben! Ninguém merece ficar em uma cela solitária por cinco anos, sem ter cometido crime algum.

Por Daia Florios

Fonte: GreenMe

Nove razões para não visitar zoológicos

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.