Portugal caes depressao H

Sabia que os cães podem ter uma depressão?

Portugal caes depressao

Estudos revelam que os cães que ficam horas sozinhos em casa podem ter uma depressão. Os primeiros sinais pontados são urinar em locais inapropriados, uivar, apatia, intolerância ao toque, falta de apetite e a agressividade, que pode levar muitas vezes à automutilação.

O cão é o melhor amigo do homem, é um animal sociável que precisa da atenção e do carinho do seu tutor para ser feliz, caso contrário pode vir a ter distúrbios psicológicas e sofrer alterações no seu comportamento. Calcula-se que um em cada quatro cães estão deprimidos devido á solidão que os acompanha todos os dias.

Segundo um relatório da PSDA, serviço veterinário gratuito do Reino Unido, 2.3 milhões de cães são deixados em casa sozinhos durante cinco horas ou mais, quando os especialistas explicam o limite são quatro horas.

Os veterinários envolvidos relembram que os cães são animais que precisam de contato com outros cães e de sair de casa. Vicki Larkham – Jones refere ao Daily Mail que “mais de 50% dos veterinários no Reino Unido diz ter notado um aumento no recurso à morte por eutanásia nos cães, devido a problemas comportamentais”.

Para que isto não aconteça é necessário estimular o animal, levá-lo a passear, dar-lhe atenção e apostar em brinquedos cognitivos para ocuparem o tempo enquanto estão sozinhos. Estas são algumas soluções para evitar que o “seu melhor amigo” fique deprimido.

Em Portugal, o primeiro centro dedicado ao comportamento e bem-estar animal surgiu, em 2015. O Centro Para o Conhecimento Animal (CPCA) é composto por um equipa especializada, com antropólogos, biólogos, professores do ensino especial, psicopedagogos e treinadores que procuram o melhor para o animal.

Fonte: Porto Canal

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.