Saiba o que fazer se encontrar um animal marinho no litoral do estado do Paraná

Saiba o que fazer se encontrar um animal marinho no litoral do estado do Paraná
Foto: LEC

Ao longo do ano foram registradas diversas aparições de animais na costa paranaense, como lobos marinhos, focas, baleias, pinguins e tartarugas das mais variadas espécies. Durante a temporada de verão não é diferente e muitos animais podem aparecer em meio aos banhistas. Quem explica quais as espécies mais comuns nesta época do ano é a coordenadora do Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC), do Centro de Estudos Mar (CEM) da Universidade Federal do Paraná, Camila Domit.

Camila Domit explica que é provável que ocorram encalhes de golfinhos nas praias. Neste caso, a orientação é não mexer no animal, acionar o corpo de bombeiros, que poderá fazer o primeiro atendimento até a chegada dos pesquisadores do CEM.

O aparecimento de mamíferos marinhos e tartarugas nas praias pode chamar a atenção dos banhistas. Mas a orientação é que as pessoas não cheguem perto dos animais, nem mesmo para tirar fotos.

Camila Domit explica como é feito o resgate dos animais encontrados nas praias.

Na última sexta-feira (28), um pinguim foi avistado na Ilha do Mel. Qualquer caso de animal encontrado na praia, vivo ou morto, deve ser comunicado ao Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos e ao LEC pelo 0800-642-3341.

Por Karina Bernardi

Fonte: CBN

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.