Saiba o que fazer se o gato não usa a caixa de areia

Saiba o que fazer se o gato não usa a caixa de areia

Os gatos normalmente optam por enterrar suas necessidades. Por isso, a famosa caixa higiênica, ou de areia, costuma ser o local ideal para os bichanos se aliviarem, além de ser muito fácil para limpar e acomodar na residência.

É preciso ensinar o gato a utilizar a caixa de forma correta. Contudo, existem gatos que deixam dejetos à mostra ou até nem usam a caixa higiênica para demarcar território. Essa atitude é relacionada, no geral, com o desejo de atrair parceiros sexuais ou de manter competidores distantes. Nesses casos, a adaptação exigirá ainda mais paciência e cuidados.

Um ponto fundamental é a localização das caixinhas em casa. Para isso, o número de felinos na residência será a base do raciocínio. Recomenda-se oferecer uma caixa a mais do que a quantidade de gatos. Duas, se houver um gato, três, se forem dois, e assim subsequentemente. Importante: deixe sempre uma caixa limpa à disposição, pois alguns gatos não usam as sujas.

Os gatos evitam fazer as necessidades perto da água e dos alimentos que ingerem, bem como na proximidade da área onde repousam. Ou seja, coloque-as o mais distante possível desses locais.

Fonte: TV+

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.