SamuVet: aprovada lei que cria atendimento móvel a animais no Distrito Federal

SamuVet: aprovada lei que cria atendimento móvel a animais no Distrito Federal

Está oficialmente criado o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Veterinário (SamuVet): a Lei Nº 6.586, que cria o serviço, foi publicada nesa quarta-feira (4/6) no Diário Oficial do DF (DODF). O serviço funcionará 24 horas para atendimento de animais atropelados em vias públicas, em situações de risco ou que tenham sofrido maus-tratos.

Em 19 de maio, a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) derrubou o veto do Governador Ibaneis Rocha (MDB) ao projeto de lei nº 146/19, do deputado Roosevelt Vilela (PSB), responsável pela ideia de implementação do SamuVet no DF. 

Segundo o documento, a composição mínima das equipes é de  um médico-veterinário, um condutor socorrista e um agente de vigilância ambiental em saúde (AVAS) ou profissional da área de saúde. Além disso, todos devem possuir habilitação de auxiliar de veterinário e inscrição no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV). 

O SamuVet é vinculado ao Sistema Único de Saúde sob a responsabilidade da Unidade de Vigilância Ambiental de Zoonoses, como consta na publicação.

Fonte: Correio Braziliense

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.