Santa Catarina registrou morte de quatro botos-cinzas em menos de um mês

Santa Catarina registrou morte de quatro botos-cinzas em menos de um mês
Casos foram registrados entre 5 de abril e 5 de maio no litoral norte catarinense (Foto: Divulgação)

Em um mês, quatro botos-cinzas foram encontrados mortos no litoral norte catarinense. Os casos foram registrados entre 5 de abril e 5 de maio, mas o balanço do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS)/Univille foi divulgado só no dia 18 de maio.

Um dos animais encontrados mortos era uma fêmea adulta e análises apontam que ela morreu de fome na praia do Pontal, em Itapoá. Ela foi achada no dia 13 de abril e estava num estado avançado de decomposição. O boto estava com um lacre de plástico, em formato de argola, preso ao bico, impedindo ele de se alimentar.

Casos foram registrados entre 5 de abril e 5 de maio no litoral norte catarinense (Foto: Divulgação)
Casos foram registrados entre 5 de abril e 5 de maio no litoral norte catarinense (Foto: Divulgação)

O primeiro registro foi no dia 5 de abril em São Francisco do Sul. Um pescador encontrou o animal boiando na Baía da Babitonga, que teria se afogado. Ele levou o boto até a orla e acionou a equipe de monitoramento. No dia 12 de abril, outro caso foi registrado na cidade. Exames confirmaram que o animal estava com debilidade crônica.

Já no dia 5 de maio, o último boto-cinza encontrado sem vida também estava em São Francisco do Sul. O macho adulto estava num estado avançado de decomposição e apresentava marcas de predação, não sendo possível determinar a causa da morte.

O boto-cinza é considerado uma espécie vulnerável à extinção pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), ou seja, é um animal que enfrenta um risco elevado de extinção num futuro próximo. O PMP-BS considera a espécie ameaçada de extinção em Santa Catarina.

Fonte: Diarinho

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.