Santa Cruz do Sul (RS) recebe média de cinco denúncias de maus-tratos a equinos ao mês

Santa Cruz do Sul (RS) recebe média de cinco denúncias de maus-tratos a equinos ao mês

O maior número de denúncias de maus-tratos aos animais em Santa Cruz são de caninos. Porém, não são apenas os cães que são submetidos, tantas vezes, a maldade humana. Não é difícil visualizar cavalos desnutridos e utilizados para o transporte de cargas pesadas. Porém, as denúncias de equinos são poucas: Cerca de cinco ao mês.

Nesta semana, um cavalo não aguentou o fardo imposto por seu dono. Desmaiou de fraqueza e foi preciso uma equipe da Prefeitura, da ONG Cavalo de Lata e voluntários para que ele sobrevivesse. A cena dolorosa marcou a comunidade em geral e destroçou o coração de duas pessoas que vivem, diariamente, trabalhando pelos animais e o meio ambiente.

A vereadora e ativista da causa animal Bruna Molz e o secretário de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade Anderson Mainardi acompanharam tudo de perto e fazem um apelo em comum à população: Denuncie. Acione a Brigada Militar, a Guarda Municipal, ligue para a Secretaria ou comunique alguma ONG. O importante é não ignorar cenas de maus-tratos.

Na quinta-feira (20), no resgate realizado na Rua Helmuth Guilherme Jungblut, Bairro Vila Nova, Bruna Molz comprovou mais uma vez o que ela já pensava: É preciso uma ação rápida. Por isso, na tentativa de mudar a situação atual, ela protocolou o pedido de microchipagem, a fim de identificar mais fácil os tutores que praticam crueldade com os animais. No caso desta semana, o dono foi facilmente identificado: Ele tentava forçar o cavalo a levantar, para que fosse para casa. Além disso, já é de conhecimento que a família tem outros sete cavalos que vivem situação parecida com a do resgatado.

A Brigada Militar realizou o Boletim de Ocorrência (BO). Segundo a vereadora, no caso dos maus-tratos, a pena é detenção de três meses a um ano e multa “a quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos” Porém, esse artigo 32 da Lei de Crime Ambiental quase sempre é ignorado e são raras as pessoas que, realmente, pagam pela violência. Bruna Molz tentou aplicar multa em dinheiro no município para quem praticasse o crime. Porém, após seu projeto ser aprovado no Legislativo em abril, ele foi vetado no Executivo em maio.

“De extrema indignação e repúdio”, diz secretário

O caso desta quinta-feira fez com que o secretário Anderson Mainardi ficasse ainda mais indignado. “A cena era deplorável”, define ele. O que mais chocou Mainardi foi a naturalidade que o dono do animal agia, como se fosse normal ver o cavalo naquela situação. Além disso, o tutor se considerava injustiçado e perseguido pela fiscalização.

Agora, o animal se recupera no Canil Municipal. É preciso paciência e muita medicação para que ele se recupere. De acordo com o veterinário da prefeitura, Tiago Marques, o cavalo precisa de soro e vitaminas. Quem puder ajudar pode entrar em contato com o local, com a Secretaria ou com a ONG. Depois que ele ficar forte e saudável, será vermifugado, microchipado e encaminhado à adoção responsável.

DENUNCIE:

  • SEMMAS: (51) 3902 2456
  • Canil Municipal: (51) 3719-1170
  • Guarda Municipal: 153
  • Cavalo de Lata

Confira a recuperação do animal:

Fonte: Portal Arauto

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *