Santo André (SP) realiza primeira eleição do Conselho Gestor de Proteção dos Animais

Santo André (SP) realiza primeira eleição do Conselho Gestor de Proteção dos Animais
Conselho Gestor de Proteção dos Animais foi eleito para um mandato de dois anos. (Foto: Divulgação/PMSA)

A Secretaria de Meio Ambiente de Santo André realizou a primeira eleição para escolher um representante da sociedade civil do CGFMPA (Conselho Gestor de Fundo Municipal de Proteção dos Animais). O pleito aconteceu na última terça-feira (20) e teve três candidatos: Elisangela Cristina Zandoná Leone, protetora da Cãociência; Rubens Lopes de Oliveira, protetor do Animal Cidadão; e a professora Sandra Regina da Cunha. Rubens Lopes de Oliveira foi o eleito para o biênio 2023/2024.

O Conselho traz uma nova política para a causa animal, especialmente na gestão dos recursos arrecadados para o Fundo Municipal de Proteção Animal. É composto pelo secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli; pelo diretor do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, Evandro Rosa; um representante da Secretaria da Saúde; um representante da Secretaria de Gestão Financeira; e um representante da sociedade civil com atuação reconhecida na proteção dos animais.

Outros objetivos que competem ao CGFMPA são: estabelecer normas e diretrizes para a gestão do Fundo Municipal de Proteção Animal; aprovar as operações financeiras; financiar planos, projetos e ações governamentais e não governamentais; adquirir equipamentos necessários às ações; treinar e capacitar recursos humanos para as atividades; prestar contas da gestão conforme a lei; custear e financiar ações de controle, além de fiscalizar e defender o bem-estar animal por meio de iniciativas feitas pelo município.

“A eleição do Conselho demonstra o quanto a cidade de Santo André leva a sério a causa animal, que geralmente só fica na exploração política. A administração desenvolve, todos os dias, ações para o bem-estar animal”, afirma o secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli. A posse deverá ocorrer na segunda quinzena de janeiro.

Protetor Rubens Lopes de Oliveira foi eleito para o biênio 2023/2024 (Foto: Divulgação/PMSA)
Protetor Rubens Lopes de Oliveira foi eleito para o biênio 2023/2024 (Foto: Divulgação/PMSA)

Com formação em administração de empresas e especialização em Gestão de Recursos Humanos na área da Saúde, Rubens Lopes de Oliveira, 58 anos, é natural de São Paulo e morador da Recreio da Borda do Campo, em Santo André, desde 2006.

Fundador e presidente da Associação do Bem-Estar e Segurança Animal e do Animal Cidadão, a história desse andreense de coração com a causa animal começou desde a chegada no município com a adoção de um filhote de labrador amarelo chamado Toby, que só trouxe amor à família. A partir da convivência com o cachorro, descobriu que a sua vida seria em função dos animais que sofrem com maus tratos. Atualmente, o protetor cuida de 57 cães e uma gata.

Fonte: Repórter Diário

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.