Santo André (SP) retoma serviço de castração de cães e gatos

Santo André (SP) retoma serviço de castração de cães e gatos
Ana Paula afirma que haverá aumento de atendimento no novo modelo de serviço (Foto: Banco de Dados)

O serviço de castração de cães e gatos será retomado em Santo André nas próximas semanas. Depois de seis meses sem atendimentos, a ação voltará por meio de mutirões que devem ser realizados até setembro. O objetivo é dar conta da fila de espera, que atualmente está em torno de 1,2 mil animais.

Até dezembro de 2016, o serviço era gerenciado pela Organização Não Governamental UIPA, que recebia da Prefeitura R$ 240 mil por mês e realizava as castrações em clínicas veterinárias cadastradas. O Tribunal de Contas do Estado recusou as contas da organização referentes ao ano de 2013 e deu parecer, em setembro do ano passado, para a extinção do contrato em um prazo de 60 dias.

Porém, a moradora Cleuza Maria Avonzo Constantini destaca que o serviço oferecido não era satisfatório. “Além da espera para ser atendido, era necessário atender requisitos e ir várias vezes até a Zoonoses para que o animal fosse castrado. Quem não tem como levar o cão ou o gato acaba gastando muito com transporte”, afirma.

No novo modelo do serviço, a Prefeitura estará à frente da gestão das castrações e a ideia é credenciar clínicas diretamente com a administração municipal. Será publicado um chamamento público nas próximas semanas para a adesão dos interessados em participar da ação, que terão 45 dias para apresentar documentação, a partir da data da publicação.

A secretária de Saúde, Ana Paula Peña Dias, afirma que o valor investido no serviço será ampliado para R$ 370 mil possibilitando aumento de animais a serem atendidos. “Vamos passar das 200 castrações que eram feitas mensalmente, para 300 animais atendidos”, afirma.

Também deve ser firmado um convênio com a Faculdade Anhanguera para que os atendimentos sejam realizados, seguindo as recomendações do Conselho Regional de Medicina Veterinária, até que as clínicas veterinárias sejam credenciadas. “Quanto mais demoramos em voltar com o serviço na cidade, mais a fila aumenta. A ideia é dar agilidade a esses atendimentos”, afirma.

Fonte: Repórter Diário

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *