Santuário de animais em Joanópolis recebe urso de zoológico de Piracicaba, SP

Santuário de animais em Joanópolis recebe urso de zoológico de Piracicaba, SP
Urso chegou ao rancho em Joanópolis nesta semana — Foto: Divulgação

O santuário de animais em Joanópolis recebeu um novo urso neste fim de semana. Yahran, como foi batizado ao chegar ao local, é da espécie urso-de-óculos, única nativa da América do Sul, e foi transferido de um zoológico em Piracicaba depois de uma intervenção da Justiça.

VÍDEO: Urso-de-óculos é transferido do zoológico de Piracicaba para santuário

O animal foi recebido no Rancho dos Gnomos no último sábado (15) depois uma operação para a transferência. O urso viajou cerca de 300 quilômetros até o local em uma carreta de segurança segurada por um guincho de 7,5 metros.

No local, ele vai viver em um recinto de mais de dois mil metros quadrados, com acesso a piscina, ambientes variados para deslocamento e brinquedos à disposição.

Yahran nasceu no zoológico de Sorocaba em 2015 e foi transferido para a unidade de Piracicaba depois de ter sido rejeitado pelo pai. De acordo com especialistas, eles passam a ser rejeitados no início da fase adulta como instinto para que deixem os pais e sigam para a reprodução da espécie. A proposta era que, em Piracicaba, ele permanecesse até encontrarem uma ursa para que ele procriasse.

Juco nasceu no Zoológico Municipal de Socoraba em junho de 2015 — Foto: Edijan Del Santo/ EPTV
Juco nasceu no Zoológico Municipal de Socoraba em junho de 2015 — Foto: Edijan Del Santo/ EPTV

À época da transferência, a prefeitura, administradora do local, fez um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o Ministério Público se comprometendo a fazer reforma nas jaulas e nos espaços onde o urso ficaria. O acordo, no entanto, não foi cumprido até o fim de 2021, prazo final, e foi determinada a transferência do animal.

O Santuário é conhecido por abrigar ursos. Um dos animais que esteve no local foi Rowena, conhecida como a ursa mais triste do mundo, em 2019. A campanha para a ursa mobilizou a internet. O animal, no entanto, morreu no fim daquele ano em decorrência de um tumor.

Fonte: G1

Nove razões para não visitar zoológicos

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.