Santuário de animais no interior de SP vai receber mais uma ursa

Santuário de animais no interior de SP vai receber mais uma ursa
Ursa Xuxa será transferida de zoo em Sergipe para santuário de animais em SP. — Foto: Divulgação/ Fazenda Reserva Boa Luz

O Santuário de animais de Joanópolis (SP) se prepara para receber mais uma ursa. A operação de transferência de Xuxa de uma reserva de Sergipe para o local teve início nesta sexta-feira (4) e deve ser feita até domingo (6). O rancho já abriga atualmente Verrú e Mizar, transferidos em agosto de um zoológico no CE.

O novo animal ficará no mesmo ambiente em que vivia Rowena, que ficou conhecida como a ‘Ursa mais triste do Mundo’ durante a transferência, e morreu em julho.

Na nova casa, Xuxa terá uma estrutura com caverna privativa, piscina, cama de feno e alimentação adequada. A espécie é natural de regiões com temperaturas amenas e o santuário em SP tem clima mais adequado a eles. Ela mora na reserva em SE desde 2010, desde quando foi doada por um circo.

Espaço em que ursa Xuxa vai ficar tem brinquedos, caverna e lago. — Foto: Reprodução/ Rancho dos Gnomos

Transferência

Inicialmente a transferência seria do urso Xande e só depois Xuxa seria transferida, porém o animal morreu na última quinta-feira (3). O urso tinha 38 anos e morreu em decorrência a uma deficiência cardiorrespiratória (veja postagem abaixo).

View this post on Instagram

Amigos, Seu nome já tinha sido escolhido em nossas meditações… “Lerrã” que significa Perdão… não deu pra batizá-lo… Postamos no dia 02/10 com tanto amor sobre a transferência do nosso irmão Urso Xande… estávamos nos retoques finais da operação e ontem, dia 03/10, infelizmente ele ficou livre… estamos consternados! 🙏🏻É com muito pesar que publicamos a nota oficial da Fazenda Reserva Boa Luz (Laranjeiras-SE) com a prévia das primeiras análises da necrópsia. A equipe técnica nos comunicou pela manhã de ontem (03/10), entretanto, divulgamos hoje, em respeito ao sofrimento de todos os envolvidos, além de compartilharmos dessa imensa dor. Nossa gratidão a todos da Fazenda Reserva Boa Luz e ao querido médico veterinário responsável pelos cuidados aos Irmãos Ursos… sintam-se amorosamente abraçados por nós… infelizmente sabemos como é essa dor! Estamos muito tristes, mas certos, que Xande/Lerrã, sentiu a nossa energia e soube da grande mobilização para trazê-lo para o Rancho. ❤️Nosso mais profundo Amor ao irmão Xande/ Lerrã… ✨Que a Luz de Rowena o direcione✨ Contudo, e em tributo a Xande/Lerrã, a operação continua… hoje, dia 04/10, dia de São Francisco de Assis e Dia Mundial dos Animais seguiremos rumo a Laranjeiras, interior de Sergipe… acolheremos nossa Irmã Ursa Xuxa! Contamos com o apoio e vibrações positivas de todos vocês… Gratidão Silvia ✨🐻✨Marcos #sejatambém #RG #RanchodosGnomos 📸Reserva Boa Luz

A post shared by Rancho dos Gnomos (@ranchodosgnomos) on

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.