Santuário de cavalos em SP completa 5 anos e lança seu site em busca de apoio

Pense em um santuário que não vira as costas para um animal que precise de socorro urgente. Que acolhe aqueles que se encontram nas piores condições de saúde, aqueles que comumente seriam “eutanasiados” até mesmo por ativistas. Assim é o Santuário Filhos de Shanti, em Pindamonhangaba, interior de São Paulo, que nunca desiste de uma vida.
O alvo principal da atuação da ONG, que hoje completa cinco anos de atividade, são os cavalos e boa parte dos que vivem no Santuário certamente seriam mortos por não gerarem mais lucro para os seus “donos”. São animais como o cavalo Francisco, que teve uma perna terrivelmente dilacerada em um atropelamento, mas que atualmente recebe cuidados como fisioterapia, botas especiais, etc., e vive muito bem e feliz. O Santuário não hesita em procurar especialistas para melhorar a condição de vida dos animais que acolhe. Já a égua Shanti, que inspirou o nome do Santuário, chegou com duas patas muito machucadas e prenhe. Hoje ela e sua filha Samadhi andam lado a lado, alegres.
Apesar do foco nos cavalos, o Santuário abriga outros animais, como bois, cabras, bodes e ovelhas. E toda essa atenção e dedicação aos animais tem um custo, que não é baixo.
O site foi criado por voluntários e é uma iniciativa para manter o público que acompanha as ações do Santuário bem informado sobre os animais abrigados e sobre as ações da ONG. No site o internauta encontra notícias relacionadas à questão da exploração de animais para tração no Brasil e no mundo. Mas, além de disseminar informação, a página pretende dar mais visibilidade ao trabalho da ONG e, assim, obter recursos para que possa continuar com os resgates e a manutenção dos animais sob cuidados permanentes.
“Libertar os animais é tão importante quanto cuidar deles após a libertação”, diz Rosângela Coelho, idealizadora e presidente do Santuário. “Precisamos de apoio para pagar pelos alimentos, medicamentos, aluguel da terra, transporte, serviços veterinários, fisioterápicos e muitas outras despesas. O Santuário se empenha em atender todas as emergências envolvendo animais na região, mas tem um limite imposto pela falta de recursos, não pela disposição de nossa equipe em ajudar. Amor e respeito pelos animais não nos faltam”, complementa a ativista.
O Santuário Filhos de Shanti precisa de ajuda! Seja financeira, seja por meio do trabalho voluntário. Na página Como ajudar, todos que pretendam dar apoio poderão ver a melhor forma.
Conheça o site! Acesse https://santuariofilhosdeshanti.org/
Fonte: Olhar Animal