Santuário dos cavalos em Pindamonhangaba (SP) acolhe animais rejeitados

Imaginem uma cidade onde há inúmeros animais de tração trabalhando incessantemente debaixo de chuva ou de um sol escaldante, e ainda por cima, sem o mínimo respeito e cuidado do seu “tomador de serviço” (ou, talvez, do seu “senhor”); sendo açoitado e humilhado quando demonstra “preguiça” em uma subida, cansaço, fome ou sede.
Imaginem, também, que esses animais, quando machucados [o que não era (ou é) raro] são descartados para morrer sem a dignidade merecida do trabalhador que “suou” a vida inteira para ter uma aposentadoria feliz.
Diante dessa cruel realidade e verificando que a cidade de Pindamonhangaba não tinha entidades suficientes para efetuar resgate de cavalos (existia apenas a prefeitura municipal), foi criado, no ano de 2015, o SANTUÁRIO FILHOS DE SHANTI, que recebeu esse nome em homenagem à primeira égua resgatada.
O Santuário FILHOS DE SHANTI não resgata somente animais de tração – embora esse seja o seu foco. Deixando a indiferença de lado, acaba resgatando vacas, cachorros, bodes, ovelhas, gatos, e etc., todos vítimas de maus-tratos, ou atropelamentos, ou abandono.
A atuação do Santuário é tão efetiva que atualmente não age somente em Pindamonhangaba (sua cidade Natal), mas em grande parte da região do Vale do Paraíba, e possui mais de 150 (cento e cinquenta) animais resgatados.
Casos tristes não faltam, como o cavalo Ahsan, resgatado em março de 2023, golpeado com facão e que teve as patas quebradas. Foi resgatado pelo Santuário e levado para a cidade de Pirassununga, onde foi submetido a cirurgias. Infelizmente, não resistiu!!!
Acontecimentos como esse motivam o Santuário Filhos de Shanti a seguir com esse trabalho de resgate e conscientização, mas todo esse trabalho (que ainda é de formiguinha, tamanha a necessidade dos animais e os casos de maus tratos, abandono, etc.) tem um alto custo. O Santuário (sobre)vive da venda de produtos em bazar, de apadrinhamentos, de doações de pessoas que se sensibilizam com a causa animal, e precisa de muita ajuda.
O Santuário FILHOS DE SHANTI está buscando inovar e vem estudando possibilidades de dar mais publicidade desse trabalho, para conscientizar o maior número de pessoas de que os animais são seres sencientes.
Se você se sensibiliza com a causa animal e quer contribuir com esse trabalho, acesse a página do Santuário no Instagram (https://www.instagram.com/santuariofilhosdeshanti/) ou no Facebook (https://www.facebook.com/santuariofilhosdeshanti). Você pode apadrinhar um animal, ser um voluntário (doando parte do seu tempo ao cuidado para com esses animais), comprar produtos no bazar, doar materiais ou dinheiro e divulgar esse trabalho nas redes sociais.
Toda ajuda é bem-vinda para ajudar a manutenção desse trabalho.
Por Mildred Keller
Fonte: Olhar Animal