Santuário Woodstock resgata cerca de 100 galinhas que estavam à venda no Craiglist

Santuário Woodstock resgata cerca de 100 galinhas que estavam à venda no Craiglist

Uma rápida pesquisa no Google irá explicar que “galinhas estufadas” são galinhas poedeiras usadas para alimento. Sim, você leu corretamente. Depois das inocentes galinhas serem forçadas a reproduzirem e sofrerem com o confinamento, abuso e negligencia durante seus poucos anos na Terra, elas são abatidas para serem comidas e chamadas de “galinhas estufadas”. É por isso que quando um aliado do Woodstock Farm Sanctuary viu o anúncio abaixo do Craiglist (anúncios classificados online), ele achou que deveria agir imediatamente.

GALINHAS ESTUFADAS À VENDA: US$ 2 CADA, 5 GALINHAS NO MÍNIMO. CONTATE-NOS PARA MAIS DETALHES.

No dia 9 de agosto de 2019, o Woodstock Farm Sanctuary se uniu ao Barn Sanctuary para resgatar cerca de 100 galinhas. As aves precisavam de atendimento veterinário imediato, e foram examinadas pela equipe do abrigo que fez o que eles chamam de uma “triagem” em cada uma delas. De acordo com um representante do Woodstock, a triagem incluiu procurar qualquer problema físico como mancar e fraturas, pesar cada ave, e checar seus bicos, olhos e corpos em geral para verificar qualquer problema.

Enquanto realizavam os exames, a equipe percebeu que as aves eram mais jovens do que as típicas “galinhas estufadas”. “Nos disseram que todas estas galinhas tinham entre dois e três anos de idade e não colocavam muitos ovos… mas ficamos chocados ao ver que muitas aves tinham menos de seis meses de idade, o que significa que esta fazenda teve muitos pintinhos e  simplesmente vendiam estas aves muito jovens para serem mortas por qualquer pessoa que respondesse ao anúncio”, disse Rachel McCrystal, diretora executiva do Woodstock Farm Sanctuary.

Foto: Cortesia do Woodstock Farm Sanctuary

A fazenda de ovos Hudson Valley, que se considera “humanitária” e “sustentável”, também disse à equipe de resgate que havia 60 galinhas, mas na realidade havia 98 galinhas no total, incluindo oito galos. A equipe decidiu que trabalhar junto para cuidar e abrigar esse grande grupo de galinhas é a saída mais lógica. De acordo com um representante do Woodstock, o Barn Sanctuary cuidara de 10 galinhas e dois galos, deixando 86 para o Woodstock, que tentará encontrar lares amorosos para essas aves enquanto se responsabilizam por seus cuidados, e ficarão com elas permanentemente, se necessário.

Galinhas poedeiras sofrem tremendamente na indústria da pecuária. É amplamente conhecido entre as pessoas que cuidam de animais de fazenda maltratados, como os santuários, que as galinhas modificadas que produzem ovos põem aproximadamente 10 vezes mais ovos do que fariam naturalmente. Isto causa estresse aos seus corpos, deixando-as doentes. É por isso que este resgate fez com que o Woodstock começasse sua nova campanha “Pense sobre o Ovo”, com o principal objetivo de conscientizar sobre o que as galinhas da indústria de ovos sofrem em uma revista educacional. O santuário também pede doações para os cuidados das galinhas resgatadas que são chamadas de “as 100 do Hudson Valley”.

Por Vanessa Sol / Tradução de Alice Wehrle Gomide

Fonte: One Green Planet

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.