São Caetano (SP) estuda SAMU para atender animais

São Caetano (SP) estuda SAMU para atender animais
Foto: Carla Carniel/Destak

Um projeto de lei que está em tramitação na Câmara Municipal de São Caetano propõe a criação de um serviço de atendimento móvel para animais, vítimas de acidentes e maus tratos. O chamado de Samuvet (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Veterinário) é uma versão do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

O serviço ainda ofereceria vacinação, castração e vermifugação aos cães e gatos do município.

O texto prevê que o foco principal seja o atendimento de bichos atropelados, maltratados ou com risco de morte. A ambulância, de acordo com a intenção do vereador, teria que circular com um médico veterinário e cirurgião, anestesista, assistente e motorista, e ter todos os equipamentos necessários para um resgate.

“Esse tipo de serviço já foi implantado e está sendo executado em várias outras cidades, como Campinas, Florianópolis, Belo Horizonte e Salvador. São frequentes os casos de animais acidentados que, por falta de condições financeiras do tutor ou insensibilidade das testemunhas, vieram a óbito por não ter um socorro imediato”, explicou o autor do projeto, o vereador Ubiratan Figueiredo da Ong (PR).

O PL, que será analisado pelas comissões antes de ir a plenário, também prevê a execução de parcerias com entidades de proteção animal, ONGs, universidades e estabelecimentos veterinários para a execução do projeto.

Fonte: Destak

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.