São José do Rio Preto (SP) disponibiliza canal gratuito e ininterrupto para denúncias de maus-tratos a animais

São José do Rio Preto (SP) disponibiliza canal gratuito e ininterrupto para denúncias de maus-tratos a animais
Rio Preto disponibiliza canal gratuito para denúncias de maus-tratos a animais — Foto: Reprodução/TV TEM

São José do Rio Preto (SP) disponibiliza a partir desta terça-feira (10) um canal gratuito e ininterrupto para a população denunciar casos de maus-tratos a animais.

Segundo a prefeitura, trata-se de um call center, que receberá as ligações diariamente. A cidade é a primeira do país a montar uma central telefônica que funciona 24h exclusivamente para receber denúncias relacionadas à causa animal.

A ação coordenada pela Diretoria do Bem-Estar Animal (Dibea), órgão vinculado à prefeitura, será realizada com apoio da Guarda Municipal, que receberá as ligações na Central de Monitoramento. Quatro agentes da Corporação foram designados para o trabalho, sendo um por turno.

Após o recebimento da denúncia, a GCM registrará e encaminhará a ocorrência à Dibea, que é responsável pela apuração, em prazo de dez úteis.

“A denúncia deve ser identificada, mas temos garantia de anonimato. Caso o endereço não seja localizado ou a situação não seja reconhecida, a equipe da Dibea entrará em contato com o denunciante para retificar as informações”, afirma Karol Prado, diretora do Bem-Estar Animal.

O call center é exclusivo para denunciar maus-tratos a animais. Por isso, para esses casos, o denunciante não deve ligar no 153, mas, sim, no telefone 0800 778 0153. O serviço entra em funcionamento a partir das 10h.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.