São José dos Campos (SP) tem cerca de 80 mil animais nas ruas; número de adoções cresce

São José dos Campos (SP) tem cerca de 80 mil animais nas ruas; número de adoções cresce
Foto: Rogério Marques/OVale

São José dos Campos tem mais de 80 mil animais abandonados nas ruas, à espera de um amigo. A estimativa foi levantada por instituições, ONGs e protetores independentes que trabalham em favor dos cães e gatos. A média é de um animal abandonado para cada oito habitantes.

Em 2010, a estimativa, de acordo com as instituições, era de 42 a 60 mil animais de rua. A cidade possui cerca de 50 abrigos, os maiores possuem cerca de 300 animais e os menores por volta de 30.

“A proliferação é em massa, o cachorro é um animal mais visível, mas o gato é muito noturno e se prolifera muito mais rápido que um cachorro. Se passaram quase 10 anos e não teve uma castração em massa de animais de rua”, afirmou o vereador Esdras Andrade, que atua há 9 anos na causa animal

A protetora de animais, Marilu Godoi, trabalha há mais de 30 anos na causa animal e criou um instituto para combater o abandono. “Não temos um censo oficial, mas com a experiência e vivência na cidade, sabemos que muitos animais estão nas ruas, não temos tantos adotantes para eles. Eu acredito que precisaria ter mutirões de castração dentro dos bairros, com os animais de rua e não apenas com os que tem donos”, explicou Marilu.

Castrações

A prefeitura lançou, em agosto de 2018, o programa de castração ‘Meu Pet Feliz’ e realizou o total de 1.286 castrações. São 980 cães (357 machos e 623 fêmeas) e 306 gatos (111 machos e 195 fêmeas). O programa prevê a realização de 5.000 castrações gratuitas no período de 1 ano. Os animais do programa possuem seus tutores, que são convocados para as castrações e assinam um termo de responsabilidade com o pré e o pós cirurgia do animal.

O canil do CCZ mantém 122 animais atualmente, mas o local tem capacidade para abrigar 120 animais.

“Apesar de ter um canil público, nós não fazemos a recolha indiscriminada dos animais, eles precisam ter um viés epidemiológico para estar aqui”, afirmou a veterinária do CCZ, Graziele Faria.

Centro de Zoonoses de São José registra 224 adoções de cães e gatos em 2018

O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) registrou 224 adoções de cães e gatos em 2018, 21 a mais do que em 2017. Deste total, 75 foram adotados nas 12 feiras de adoção realizadas ao longo do ano, sempre no último sábado de cada mês. Dos 75 animais adotados nas feiras, 38 foram cães adultos, 15 cães filhotes, 12 gatos adultos e 10 gatos filhotes. As outras 149 adoções ocorrem durante a semana, ao longo de todo o ano. Foram 58 cães adultos, 52 cães filhotes, 31 gatos adultos e 8 gatos filhotes. 46 animais estão disponíveis para adoção, os interessados precisam ser maiores de idade e comparecer ao CCZ (na Rua George Willians, 581, Parque Industrial) portando RG e CPF.

Fonte: SPRIO Mais

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.