São Luís (MA): 50 mil cães e gatos já foram vacinados contra raiva em 2014

São Luís (MA): 50 mil cães e gatos já foram vacinados contra raiva em 2014

Campanha de imunização animal segue até o dia 15 de julho. Meta é vacinar 140 mil animais em São Luís. 

MA saoluis 93932vacina

Segundo a Vigilância Sanitária de São Luís, cerca de 52 mil cães e gatos já foram vacinados contra a raiva em São Luís este ano. A campanha de imunização animal teve início no começo desse mês e segue até o dia 15 de julho. A meta é vacinar 140 mil animais na capital, por isso, além dos postos fixos a Prefeitura está realizando o trabalho de vacinação casa a casa. Iniciado em setembro de 2013, a imunização à domicílio conteve o surto de raiva.

A campanha de vacinação contra raiva canina envolve 163 agentes e está sendo realizada por distrito sanitário, que são sete em São Luís. Os agentes de vacinação já concluíram os trabalhos nos domicílios dos distritos Centro, Coroadinho e Bequimão. Agora, as equipes da Prefeitura estão no distrito Cohab e a previsão é que encerrem os trabalhos ainda esta semana. “O próximo distrito onde o trabalho de imunização vai ser executado é o Tirirical. Em seguida, será a vez da Vila Esperança e, por fim, Itaqui-Bacanga”, informou Therezinha Lobo, superintendente de Vigilância Sanitária municipal.

O objetivo da campanha é eliminar a raiva canina de São Luís já que a doença tem um alto poder de letalidade. A ação se estende até o dia 15 de julho e, para receber a vacina, os animais devem ter, no mínimo, três meses de vida. Eles não podem apresentar sinais de doença nem estar em recuperação de acidentes ou cirurgias. As fêmeas em período de gestação, no cio ou em fase de amamentação também podem ser imunizadas. Não é necessário apresentar documento do proprietário nem do animal.

De acordo com Therezinha Lobo, em todos os bairros já visitados pelas equipes de vacinação, a adesão da população é grande. Mesmo assim, ela reforça que o único meio de prevenir a ocorrência da raiva é com a imunização de cães e gatos.

“Em anos anteriores, nós tivemos defasagem na cobertura vacinal. Em 2010, nem campanha de imunização houve. Por isso, a população precisa abrir as portas da sua casa para os agentes de vacinação”, disse. No ano passado, 226 mil animais foram imunizados.

A primeira campanha de vacinação casa a casa aconteceu em setembro do ano passado como medida para conter um surto de raiva em São Luís, pois em 2012 foram registrados 52 casos de raiva animal e dois de raiva humana, após 20 anos sem ocorrência da doença em humanos na capital. “Em 2013, tivemos sete casos de raiva animal em São Luís, todos registrados até maio”, informou Therezinha Lobo.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.