São Sebastião (SP) estimula adoção de cães e gatos vítimas das enchentes e os abrigados no CCZ

São Sebastião (SP) estimula adoção de cães e gatos vítimas das enchentes e os abrigados no CCZ
Crédito: Divulgação

A Prefeitura de São Sebastião, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), estimula a adoção responsável de cães e gatos que estão disponíveis no local. Há um grande número de animais após a calamidade ocorrida no dia 19 de fevereiro no município.

Eles podem ser visitados de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h30. É necessário ter 18 anos ou mais e apresentar documento com foto e comprovante de residência.

Todos os animais disponíveis estão vermifugados e microchipados. Os adultos são castrados e os filhotes terão o procedimento garantido quando atingirem a idade necessária à cirurgia.

A médica veterinária e chefe do Centro de Controle de Zoonoses, Marcella Christoff, explica que o CCZ, que já contava com um grande número de cães e gatos, recebeu para abrigo temporário animais das pessoas abrigadas em hotéis e pousadas, assim como os que foram atingidos pela tragédia, resgatados e buscam um novo lar.

“A cada dia chegam novos animais, por isso, a adoção dos que estão disponíveis é muito importante para que a gente siga trabalhando com os animais de rua e os resgates que ainda virão”, diz.

Ela conta que desde o primeiro momento após a tragédia, o CCZ e abrigos emergenciais assistiram mais de 60 animais, especialmente na Vila Sahy. “Muitos chegaram machucados, receberam cuidados e foram devolvidos aos donos ou adotados, mas ainda temos muitos aguardando uma nova família”.

Ação de apoio aos animais

Em parceria com ONGs e voluntários, o Centro de Controle de Zoonoses realizou, de quarta (1º) a sexta-feira (3), uma grande ação de apoio aos animais vítimas da tragédia na Quadra de Futebol Society da Vila Sahy, na Costa Sul do município.

Como resultado da ação, 128 animais foram castrados e microchipados, cerca de 50 passaram por orientação e atendimento com veterinários, aproximadamente 800kg de ração foram doadas e houve uma adoção.

O CCZ fica na Avenida Dario Leite Carrijo, 2.800 A, no Jaraguá, na Costa Norte.

Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.