SC é estado onde mais foram encontrados pinguins-de-Magalhães em 2021, diz projeto

SC é estado onde mais foram encontrados pinguins-de-Magalhães em 2021, diz projeto
Pinguim resgatado em julho deste ano na praia do Ingleses, em Florianópolis (SC) — Foto: Nilson/R3 Animal

Santa Catarina é o estado do país com a maior incidência de pinguins-de-Magalhães em 2021. Segundo dados do Projeto de Monitoramento de Praias (PMP), 2.421 animais da espécie foram encontrados no litoral catarinense entre janeiro e agosto.

A pesquisa nacional do PMP, executado pela Petrobras, mostra que, dos 12 mil animais encontrados no Brasil, 3393 são pinguins-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus). Atrás de Santa Catarina, está São Paulo, onde foram achados 559 animais da espécie.

Comuns nas Ilhas Malvinas, na Argentina e no Chile, os pinguins fazem anualmente movimentos migratórios sazonais para o Brasil entre os meses de junho e novembro. Os pesquisadores do PMP observam este comportamento migratório para tentar entender a variação entre um ano e outro.

Pinguim era jovem e estava debilitado, segundo veterinários — Foto: Nilson/R3 Animal
Pinguim era jovem e estava debilitado, segundo veterinários — Foto: Nilson/R3 Animal

Praticamente a metade dos animais encontrados na costa brasileira foram tartarugas marinhas. Foram achados um total de 6.041 indivíduos. O Rio de Janeiro e o Espirito Santo são estados com maior incidência delas, com 1.606 e 994, respectivamente.

As equipes dos PMPs atuam diariamente e todos os animais marinhos encontrados debilitados ou mortos são avaliados e, quando necessário, são encaminhados para o atendimento veterinário. O período da reabilitação pode demorar alguns meses, de acordo com o estado de saúde de cada animal.

Em julho, um pinguim-de-Magalhães foi resgatado no Centro de Florianópolis. Imagens mostram o animal recebendo os primeiros cuidados de uma equipe veterinária e também sendo aquecido (veja vídeo abaixo).

VÍDEO: Após ser resgatado, pinguim é aquecido em equipamento 

O que posso fazer se encontrar um animal marinho morto ou debilitado?

  • Caso encontre um mamífero, ave ou tartaruga marinha debilitada ou morta na praia, ligue 0800 642 3341;
  • Mantenha distância e ajude a isolar a área;
  • Evite contato desses mamíferos ou outros animais silvestres com bichos de estimação, pois eles podem transmitir doença entre si. Os cachorros também podem atacar o animal;
  • Evite tirar fotos com o uso de flash, nem forneça alimentos ou force o animal a entrar na água.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.