‘Se o cara tiver dinamite, o cara vai lá e larga’, diz vereador de Campo Bom (RS) sobre cachorros de rua; VÍDEO

Um vereador de Campo Bom, na Região Metropolitana de Porto Alegre, incitou a violência contra cachorros de rua em discurso na Câmara municipal. Durante a fala, ocorrida na segunda-feira (7), Celso Rodrigues da Silva (Republicanos) criticou a presença de cinco animais abandonados que, segundo ele, “já atacaram crianças, senhoras que passam por ali, derrubaram motociclistas”. Ele cita, ainda, que os vizinhos estão se reunindo para pegar os cães e “largar na frente da prefeitura”. (veja o vídeo abaixo)
VÍDEO: ‘Se o cara tiver dinamite, vai lá e larga’, diz vereador de Campo Bom sobre cachorros
“Imaginem, vocês, aqueles guaipecas que acoam a noite inteira. Vereador Jeremias, se o cara tiver uma dinamite o cara vai lá e larga. Porque não dá pra aguentar”, disse o parlamentar.
Nesta quarta-feira (9), em uma rede social, o vereador Celso Rodrigues da Silva se retratou pelas manifestações na Câmara. “Em momento algum houve a intenção de querer prejudicar os animais, pelo contrário, sempre fui defensor dos animais”. O parlamentar avalia que o caso ganhou repercussão devido a “pessoas interesseiras” e “questões políticas”.
“Quando eu falei se as pessoas tivessem uma dinamite dá vontade de largar, qual é o sentido do largar? É pra espantar os cachorros, jamais pra matar”, concluiu.
A vereadora Kayanne Braga (PTB) anunciou que vai protocolar, na próxima sessão, uma denúncia contra o vereador Celso Rodrigues da Silva na Comissão de Ética por falta de decoro parlamentar e incitação à violência.
“Eu repudio quando o meu colega insulta o direito à vida desses animais, porque se eles estão latindo na rua e incomodando os vizinhos, de forma alguma um vereador tem que falar na tribuna que tem vontade de jogar uma dinamite. Isso é crime, colega vereador. Matar animais é crime”, disse a parlamentar.
Em nota, a Câmara de Vereadores informou que “repudia toda e qualquer manifestação de violência” e que as falas “não caracterizam manifestação oficial do Legislativo de Campo Bom, mas sim opinião pessoal do vereador”. (Leia o documento na íntegra abaixo)
Também por nota, a Prefeitura de Campo Bom manifestou-se contrária a “qualquer declaração que faça apologia ou incentive a violência contra os animais de rua”. O Executivo acrescentou que conta com um centro de recuperação e bem-estar que “acolhe os animais, disponibiliza-os para adoção responsável, conscientizando para o problema do abandono”. (Veja o documento na íntegra abaixo)
Celso Rodrigues da Silva foi eleito em 2020 com 477 votos.

Nota da Câmara de Vereadores de Campo Bom
A Câmara de Vereadores de Campo Bom, como instituição e poder constituído na cidade, vem através deste repudiar toda e qualquer manifestação de violência.
Nesse sentido, tendo em vista as manifestações em tribuna proferidas por um vereador na sessão ordinária de 07 de agosto de 2023, o Poder Legislativo esclarece que:
– as mesmas foram proferidas durante o período regimental do grande expediente, espaço utilizado pelos parlamentares de forma individual, não caracterizando manifestação oficial do Legislativo de Campo Bom, mas sim opinião pessoal do vereador;
– a livre manifestação em tribuna está garantida pela Constituição Federal, porém os parlamentares são responsáveis pelos seus posicionamentos;
– nenhuma denúncia contra o parlamentar foi formalizada até o momento e, caso isso venha a se confirmar, o Poder Legislativo possui instâncias constituídas para analisar os fatos.
Ante o exposto, o Poder Legislativo reitera o repúdio contra qualquer tipo de violência, em todas as instâncias, independente contra quem quer que seja praticada ou direcionada.
Nota da Prefeitura de Campo Bom
A Prefeitura de Campo Bom repudia qualquer declaração que faça apologia ou incentive a violência contra os animais de rua.
Por meio do Cempra (Centro Municipal de Recuperação e Bem-estar Animal), temos realizado trabalho intenso dedicado à castração dos animais em situação de rua e atendimentos veterinários quando eles estão doentes ou feridos. Em 2022, por exemplo, foram feitas mais de 800 castrações gratuitas, ação que ajudou a diminuir a proliferação de cães e gatos nas ruas da cidade.
Além disso, o Cempra, quando acolhe os animais, disponibiliza-os para adoção responsável, conscientizando para o problema do abandono.
É nisso que a Prefeitura acredita: esta será uma questão resolvida por meio do trabalho sério, da conscientização e do respeito aos animais, não da violência.
Por Pedro Trindade
Fonte: G1