Secretaria de Meio Ambiente atua em resgate de égua vítima de maus-tratos em Suzano, SP

Secretaria de Meio Ambiente atua em resgate de égua vítima de maus-tratos em Suzano, SP
Titular da pasta, André Chiang, e o vereador Marcel da ONG a encontraram com ferimentos em uma residência no Jardim São José

O secretário de Meio Ambiente de Suzano, André Chiang, e o vereador Marcel Pereira da Silva, o Marcel da ONG, realizaram o resgate de uma égua de uma residência no Jardim São José na tarde da última terça-feira (27/12). O Setor de Bem-Estar Animal recebeu denúncias de maus tratos por parte de moradores da região nas últimas semanas, motivando a ação de salvamento.

O trabalho de monitoramento teve início ainda em novembro, quando surgiram as primeiras informações sobre o caso e a equipe da pasta visitou o imóvel, notificando o tutor e orientando-o para que pudesse manter a égua e tratá-la em condições adequadas. Nas últimas semanas, o Setor de Bem-Estar Animal voltou a receber chamados no local e retornou ao local.

Os agentes constataram que as condições eram as mesmas. Para agravar a situação, o equino estava com um ferimento superficial no casco de sua pata traseira esquerda, com hemorragia externa aguda. Isso motivou o encaminhamento a um novo lar provisório, ao passo que o responsável será alvo de medidas administrativas cabíveis, inclusive multa.

De acordo com André Chiang, a égua passa bem e, aos poucos, deve se recuperar do ferimento sem maiores consequências. “Felizmente, o dano agudo no casco é recente, então pudemos agir rapidamente para resgatá-la e iniciar o tratamento contra o desgaste. Na cidade, nosso trabalho é constante para evitar que casos como esse aconteçam, de forma que possamos garantir a vida e o bem-estar dos animais que aqui vivem, resgatando-os de casos de negligência como estes”, destacou.

Ainda segundo ele, uma das funções da Secretaria de Meio Ambiente suzanense é garantir as boas condições da fauna e flora local e, por vezes, isso só é possível com apoio. “Em todas nossas tratativas, contamos com o reforço de diversos setores no município, como a Polícia Civil, a Guarda Civil Municipal (GCM) e agentes públicos como o vereador Marcel, que sempre nos auxilia nesses casos. Agradeço a eles e a toda a equipe do Setor de Bem-Estar Animal pela presteza diária”, ressaltou.

Fonte: Prefeitura de Suzano

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.