Secretaria de Saúde inicia a segunda etapa do encoleiramento de cães em Gurupi (TO)

Secretaria de Saúde inicia a segunda etapa do encoleiramento de cães em Gurupi (TO)

O município de Gurupi (TO) participa nesta quinta-feira (15) da segunda etapa do  projeto-piloto do Programa Federal de Controle da Leishmaniose Visceral, o Calazar. O projeto visa controlar a doença com uso de coleira com deltametrina, repelente e inseticida recomendado pela Organização Mundial da Saúde como uma das principais formas de controle da doença.

TO gurupi cães açõesA Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), dará início à segunda etapa do trabalho no período das 8 às 12 horas, que deverá encoleirar mais  de 400 cães do bairro Alto da Boa Vista.  A concentração dos profissionais da saúde se dará nas dependências da  Escola Municipal Lenival Correia Ferreira. Já na sexta-feira, os trabalhos prosseguem no mesmo horário, porém, no sábado (17), os atendimentos serão realizados até as 16 horas.

O Coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, Henrique Alencar Araújo, informou que a primeira etapa dessa ação aconteceu em maio passado, e é uma  parceria do município com o  Ministério da Saúde para o  controle à leishmaniose no em Gurupi.

A coleira é indicada para o controle do mosquito transmissor do Calazar (Leishmaniose Visceral Canina); moscas e como auxiliar no controle de carrapatos e pulgas. As coleiras serão distribuídas gratuitamente pelo CCZ; uma parceria com o Ministério da Saúde.

Henrique Alencar  disse  ainda  eu é importante levar o comprovante de endereço do do tutor do animal. Depois do  bairro Alto da Boa Vista, será feito o encoleiramento dos cães do Setor Sol Nascente  e, posteriormente, do residencial Parque das Acácias.

Fonte: Surgiu

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.