Secretaria do Rio resgata mais de 60 animais após denúncias de maus-tratos na Barra da Tijuca

A Secretaria Municipal de Defesa e Proteção Animal resgatou mais de 60 animais de uma fazendinha na Barra da Tijuca, na Zona Oeste, na manhã desta terça-feira (8). Os agentes receberam uma denúncia de maus-tratos feita por moradores do condomínio Novo Leblon, onde os bichos ficavam.
Os funcionários da prefeitura encontraram os bichinhos machucados, em gaiolas apertadas e sem espaço para se mexer, além de muita sujeira no local.
De acordo com os agentes, havia larvas na água de alguns animais e outros estavam com os alimentos estragados.
No total, 61 animais foram resgatados:
- Gansos: 2 fêmeas e 2 machos
- Patos: 1 macho e 2 fêmeas
- 13 galos
- 20 galinhas
- 1 cabra
- 5 coelhos
- 15 jabutis
Os animais foram levados para o Abrigo e Fazenda Modelo da prefeitura, que fica na Estrada do Mato Alto, em Guaratiba, na zona oeste.
Eles passaram por cuidados básicos de higiene e alimentação. Alguns precisaram receber soro, já que estão desnutridos. De acordo com a secretaria, eles vão precisar de mais tratamentos.
“Todos esses animais serão tratados. Quando estiverem aptos, os silvestres vão para algum órgão federal e os outros vão para adoção. Eles serão castrados, nós vamos castrar a cabrinha”, disse Jack Calderini, coordenador de operações e fiscalização da secretaria.
Os animais também ganharão um novo nome.
“Como eles vieram de maus-tratos, você dá uma vida nova em que eles não vão sofrer mais, então as pessoas rebatizam eles”, explica Jack.
Não houve resposta dos antigos responsáveis pelos animais até a última atualização desta reportagem.
Por Jefferson Monteiro e Diego Haidar
Fonte: G1