Secretaria dos Direitos dos Animais ganha nova sede com consultório em Saquarema, RS

Secretaria dos Direitos dos Animais ganha nova sede com consultório em Saquarema, RS
Secretaria dos Direitos dos Animais ganha nova sede com consultório em Saquarema Divulgação/Prefeitura de Saquarema

A Prefeitura de Saquarema inaugurou na terça-feira (19) a sede da Secretaria Municipal dos Direitos dos Animais. O espaço, que funciona na Rua 7, esquina com a 13, em Jaconé, está aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A nova sede conta com espaços administrativos e de atendimento ao público e consultório veterinário. Além disso, abriga toda a estrutura da Unidade Móvel de Esterilização e Educação em Saúde (UMEES), o “Castramóvel”, no âmbito do Programa de Controle Ético de Natalidade de Cães e Gatos de Saquarema.

Cartão SaquaPet

Durante a cerimônia de inauguração, a prefeita Manoela Peres e a Secretária Municipal dos Direitos dos Animais, Adriana de Vander, entregaram as primeiras unidades do cartão SaquaPet. O benefício é destinado aos protetores de animais cadastrados no município que receberão, mensalmente, uma ajuda a ser utilizada em pet shops, casas de ração e agropecuárias da cidade.

“Estou muito feliz de participar deste momento histórico para Saquarema. Nunca houve uma gestão tão atenta à causa animal como esta. Quero agradecer, também, à minha equipe de trabalho, que está empenhada para criar e executar políticas públicas voltadas à saúde e ao bem-estar dos animais da nossa cidade”, afirmou Adriana de Vander, secretária municipal dos Direitos dos Animais.

“Hoje, estamos atendendo uma demanda antiga de muitos protetores da nossa cidade. Com o Cartão SaquaPet, os protetores poderão cuidar dos animais com muito mais estrutura. Os valores só poderão ser gastos em locais cadastrados junto ao banco social para operacionalizar o projeto. Atualmente, 32 estabelecimentos da cidade estão aptos a receber pagamentos com o cartão”, completou a Prefeita Manoela Peres.

Consultório na nova sede e obras da Clínica Municipal

A nova sede da Secretaria Municipal dos Direitos dos Animais conta com um consultório veterinário completo para atendimento aos pets da cidade. A estrutura é dotada de recepção e sala de espera, além de consultório. Toda a estrutura é climatizada, informatizada e operacionalizada com a atuação de 6 médicos veterinários em esquema de plantão. Além da estrutura física, uma equipe de veterinários continuará realizando o atendimento domiciliar aos protetores de animais cadastrados na Secretaria.

A secretária Adriana de Vander também anunciou o andamento das obras da nova Clínica Veterinária Municipal, em Sampaio Corrêa. A nova estrutura contará com recepção, sala de esterilização, 2 consultórios, centro cirúrgico, sala de pré-operatório, sala de esterilização, sala de paramentação, espaço de expurgo e banheiro com acessibilidade. “Buscando dar mais condições de atendimento, tivemos que fechar, provisoriamente, a unidade de Sampaio Corrêa. As obras estão na fase final e a estrutura será muito maior do que era oferecida antes. Em poucas semanas, vamos inaugurar a nova Clínica Veterinária de Sampaio Corrêa, que será um modelo de atendimento para toda a região”, comemorou Adriana.

Castramóvel

Durante a cerimônia, as equipes da Secretaria Municipal dos Direitos dos Animais anunciaram o funcionamento da Unidade Móvel de Esterilização e Educação em Saúde (UMEES), o “Castramóvel”. A estrutura já está em operação, atendendo à população e aos protetores que fizeram o pré-cadastro para a castração dos animais.

Os técnicos da SMDA estão realizando o processo de triagem dos animais a serem esterilizados, juntamente com a classificação socioeconômica dos tutores. Já os animais errantes (animais abandonados e sem donos) poderão ser atendidos pela Unidade Castramóvel a partir do momento que um tutor se responsabilize pelo animal, concorde com o ato cirúrgico e assine um Termo de Responsabilidade. A unidade funcionará de forma volante, nos bairros da cidade, de acordo com cronograma a ser elaborado pela Secretaria Municipal dos Direitos dos Animais.

Fonte: O Dia

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.