Secretaria lança cartilha para alunos da rede municipal aprenderem sobre cuidados com os animais no Rio

Secretaria lança cartilha para alunos da rede municipal aprenderem sobre cuidados com os animais no Rio

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (SMPDA) lança nesta terça-feira (05/10) a cartilha “Educação Animal – Ame, Cuide e Adote” para orientar crianças da rede municipal ensino sobre cuidados com os bichos, além de conscientizar sobre guarda responsável dos pets. A iniciativa faz parte das comemorações pelo Dia dos Animais, nesta segunda-feira (04/10).

O lançamento acontece na Escola Municipal Professora Dalva Lazaroni, em Cosmos, a partir das 10h, com a presença do secretário municipal de Proteção e Defesa dos Animais, Vinicius Cordeiro. A cartilha tem tiragem de 2.500 exemplares e foi elaborada em linguagem acessível para crianças e adolescentes.

A cartilha foi desenvolvida pela professora Gisele Lancates, gerente de educação animal da SMPDA, para apoiar as ações realizadas nas escolas do município. Segundo Vinicius Cordeiro, este é começo de um novo momento dos projetos educacionais da SMPDA:

– O lançamento da cartilha quer alcançar a educação das crianças da rede municipal e ir além. Será o primeiro passo do novo programa de educação implantado na secretaria.

O programa educacional está no Planejamento Estratégico da cidade (2021-2024) e terá maior abrangência e outras ações relevantes para alcançar diferentes públicos. As cartilhas serão distribuídas nas unidades escolares para os professores trabalharem pedagogicamente o tema em sala de aula.

A cartilha será distribuída para outras organizações e, em um segundo momento, também serão realizadas palestras e workshops para a comunidade e escolas privadas.

Educação Animal – Ame, Cuide e Adote

A SMPDA continua realizando a campanha municipal de adoção. O serviço de adoção está disponível para toda a população do Rio de Janeiro. Os interessados podem comparecer ao abrigo municipal Fazenda Modelo, de segunda a sábado, das 8h às 16h, e escolher o animal a ser adotado.

A Fazenda Modelo fica na Estrada Mato Alto 5.620, em Guaratiba, na zona oeste da cidade.

Outras informações sobre o processo de adoção podem ser obtidas pelo 1746 e pelo WhatsApp 3460-1746.

Fonte: Rio Prefeitura

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.