Secretarias municipais e Conselho debatem ações para causa animal em Bauru, SP

Secretarias municipais e Conselho debatem ações para causa animal em Bauru, SP
Secretária do Meio Ambiente, Mayra Fernandes da Silva; presidente do Comupda, Thais Viotto; secretário de Saúde, José Eduardo Fogolin, Luiz Pires, Mário Ramos e Luiz Ricardo Cortez (CCZ) (Foto: Priscila Medeiros/Divulgação)

Reunião realizada nessa quarta-feira (4) na sede da Secretaria Municipal da Saúde discutiu as ações conjuntas em defesa dos animais domésticos, que são desenvolvidas pela pasta, assim como a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). O encontro contou com a participação do secretário de Saúde, José Eduardo Fogolin, dos médicos veterinários Mário Ramos e Luiz Ricardo Paes Barros Cortez, da titular da Semma, Mayra Fernandes da Silva, do diretor do Zoológico, Luiz Pires, e da presidente do Conselho Municipal de Proteção de Defesa dos Animais (Comupda), Thais Viotto.

Fogolin destacou que a atuação do CCZ continuará sendo a de não só garantir a saúde da população por meio de ações que visem minimizar o risco das zoonoses, mas também de atuar junto à Semma, Comupda, Delegacia de Crimes Ambientais e ONGs.

Mayra Fernandes, da Semma, salientou que a pasta vem se preparando para assumir a causa da proteção animal, inclusive já tendo indicações de emendas do governo federal e estadual que irão possibilitar a construção de um abrigo e um ambulatório veterinário em médio prazo.

Enquanto esses recursos extraorçamentários não chegam, com os valores já previstos no orçamento de 2017, a prefeitura dará início, já de imediato, às ações conjuntas possíveis. Uma portaria conjunta deverá designar os funcionários responsáveis pela integração das iniciativas e uma nova reunião de avaliação foi marcada para daqui a 15 dias.

Fonte: JC Net

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.