MG Alfenas secretario castracao gratuita H

Secretário de Meio Ambiente discute propostas de castração gratuita em Alfenas, MG

Secretário conversou com ONGs e protetores independentes de animais que participaram da reunião que aconteceu nesta segunda-feira (11) na Câmara Municipal.

Por Ligia Reis

MG Alfenas secretario castracao gratuita

A castração gratuita por meio de um convênio com a prefeitura de Alfenas e a Universidade José do Rosário Vellano (Unifenas) foi discutida em uma reunião na tarde desta segunda-feira (11) na Câmara Municipal.

Entre as autoridades estavam o secretário do meio ambiente, John Strauss, e os vereadores Francisco Rodrigues da Cunha Neto (Prof. Chico/PDT), Antônio Carlos da Silva (Dr. Batata/PSB), Evanílson Pereira de Andrade (Ratinho/PHS) e José Carlos de Morais (Vardemá/Pros). Os representantes das ONGs Saepa e Anjos de Patas também participaram da reunião.

A abertura oficial contou com as palavras de Strauss que disse que a ideia não é deixar os animais sofrerem.

MG Alfenas secretario castracao gratuita2

Sobre o projeto

A proposta inicial é de que 20 fêmeas (cães e gatos) sejam castradas mensalmente, durante os três primeiros meses. A ideia é que o projeto possa ser ampliado, segundo Strauss.

Requisitos

A condição para que o animal entre no programa de castramento gratuito é de que o responsável possua baixa renda (um a dois salários mínimos) ou o animal viva em condições de abandono.

Para participar, a pessoa deve realizar o cadastro junto ao setor de Ouvidoria Municipal, que avaliará as condições e requisitos. O interessado preencherá uma ficha cadastral com informações pessoais e assinará uma declaração de responsabilidade pelo pós-operatório. O transporte ficará por conta do responsável do animal de acordo com a data agendada.

Para os animais de rua, as ONGs sugeriram que o encaminhamento do cadastro seja feito por elas e que o pós-operatório seja realizado em um centro veterinário credenciado pela prefeitura.

O objetivo é que a proposta e alterações sejam aprovadas até fevereiro. O custo ficará por conta do Executivo, com trabalhos realizados pela Unifenas.

Fonte: O Melhor do Sul de Minas

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.