Seda emite nota de repúdio contra mortes de animais em Bom Jesus, RS

A titular da Secretaria Especial dos Direitos Animais, Regina Becker, emitiu na tarde desta segunda-feira, 24, nota de repúdio em relação ao ato de crueldade que levou a morte dezenas de animais na cidade de Bom Jesus, na Serra gaúcha. A prefeitura da cidade serrana recolheu cães e gatos mortos em vários pontos da cidade, desde a última quinta-feira, 20, após denúncia da Associação Bonjesuense Protetora dos Animais. Os casos estão sendo investigados pela Polícia Civil de Bom Jesus, mas a causa mortis ainda não foi identificada.

Abaixo, segue a íntegra da nota:

A Secretaria Especial dos Direitos Animais (Seda) de Porto Alegre lamenta veemente os registros das mortes de dezenas de animais, ocorridas na cidade de Bom Jesus, desde o último dia 20.

A Prefeitura de Porto Alegre, ao instituir a Seda, além de implementar ações que visam ao controle reprodutivo dos animais domésticos, o atendimento a animais vítimas de atropelamentos e enfermidades oriundos de famílias em situação de vulnerabilidade social, fiscalização de maus-tratos, campanhas de guarda responsável e projetos de educação ambiental na Rede Municipal de Ensino, assumiu a competência de dar encaminhamento junto aos órgãos competentes dos casos que requerem, efetivamente, serem levados às instâncias criminais.

Este triste episódio, divulgado na mídia nacional, e que está tendo grande impacto junto aos simpatizantes da causa, corrobora para a necessidade de que sejam implantadas estruturas semelhantes a da Capital em todas as cidades do Estado do Rio Grande do Sul, bem como a Delegacia de Crimes Contra Animais, antigo sonho da rede de proteção, sem regulamentação até o momento.

Há de se considerar, face à tristeza que a crueldade neste sentido gera nas pessoas que se dedicam à causa animal e ao sentimento de impotência diante da imagem de tantos cães e gatos covardemente mortos pelas ruas de Bom Jesus, que este ato deve nos levar à reflexão acerca do perfil psicológico de quem o pratica. Pesquisas comprovam que aqueles que cometem atrocidades contra animais, por certo, não se intimidarão em praticá-los contra crianças, idosos e todos os seres indefesos.

Regina Becker
Secretária dos Direitos Animais de Porto Alegre

Fonte: Portal da Prefeitura municipal de Porto Alegre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *