Seda inicia em PE a capacitação de soldados da PM em direitos dos animais

Seda inicia em PE a capacitação de soldados da PM em direitos dos animais

brasil pm1

A Secretaria-Executiva de Direitos dos Animais (Seda) iniciou, nesta segunda-feira (23), uma série de palestras para os soldados do curso de formação da Polícia Militar. Nas próximas duas semanas, todos os 1.131 alunos serão capacitados em direitos dos animais, legislações vigentes sobre o tema, prevenção e identificação de sinais de maus-tratos e os deveres do tutor responsável. As aulas estão sendo ministradas no campus de Ensino Metropolitano I da Academia Integrada de Defesa Social (Acides), localizado no bairro do Curado.

A iniciativa é inédita no país e pretende sensibilizar e capacitar os futuros membros da tropa. “Essa parceria é um reconhecimento de que a vida, não só das pessoas, mas também dos animais, merece respeito. Queremos ampliar a efetividade da defesa animal e dar capilaridade ao tema através dos policiais”, explicou o secretário-executivo de Direito dos Animais, Rodrigo Vidal, que vai ministrar as aulas.

Para o comandante do corpo de alunos do campus Metropolitano I, capitão André Freire, a temática veio somar conhecimentos na formação dos futuros policiais. “Esse tipo de conteúdo vai ajudar muito no dia a dia, inclusive para os oficiais que ficarem lotados na CipCães e na cavalaria”. A aluna Jucielle de Nóbrega Gomes comemorou a inclusão do tema no curso. “Muitas vezes nos deparamos com situações de maus-tratos, mas agora conhecemos a lei que criminaliza essa prática e isso nos dará respaldo para coibir essa ações”, afirmou.

A previsão é que os novos soldados comecem a atuar nas ruas no segundo semestre. A parceria deverá ser estendida para outros cursos de formação, como o de delegado, e para os cursos de reciclagem da PM e do Corpo de Bombeiros

Fonte: Prefeitura de Recife

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.