Seis baleias mortas por causa do terramoto dão à costa no Chipre

Seis baleias mortas por causa do terramoto dão à costa no Chipre
Foto: Departamento de Pesca e Pesquisa Marinha do Chipre/Divulgação

Seis baleias mortas deram esta sexta-feira à costa no Chipre, provavelmente vítimas do sismo que esta semana atingiu o sul da Turquia e o norte da Siría, anunciou o Departamento de Pesca e Pesquisa Marinha do Chipre.

Os mamíferos foram encontrados numa praia daquela ilha do Mar Mediterrâneo, a cerca de 150 quilómetros da costa da Turquia.

De acordo com Yiannis Ioannou, do Departamento de Pesca e Pesquisa Marinha do Chipre, a morte destas baleias-bicuda-de-cuvier, espécie que não costuma aparecer naquela região, deverá ter sido provocada pelas vibrações do mar causadas pelos fortes abalos, que terão afetado fatalmente o sistema de geolocalização das baleias.

“Esses animais têm um sistema de geolocalização que é afetado pelo ruído do mar”, começou por dizer Ioannou à estação de televisão Sigma TV, acrescentando que a morte pode ter sido causada por “exercícios militares, exercícios sísmicos ou, naturalmente, pelo terremoto na região”.

Reefira-se que na quinta-feira outras quatro baleias tinham sido encontradas encalhadas no Chipre, tendo uma delas morrido, enquanto as outras três foram guiadas de volta para o mar.

Fonte: Diário de Notícias / mantida a grafia lusitana original