Seis cães vítimas de maus-tratos são resgatados em Betim, MG

Seis cães vítimas de maus-tratos são resgatados em Betim, MG
Animais estavam vivendo em situação de maus-tratos em Betim. Foto: Sepa/Divulgação

Seis cães vitimas de maus-tratos foram resgatados no último sábado (6), em Betim, na região metropolitana de BH. De acordo com a Superintendência de Proteção e Bem Estar Animal (Sepa), após receberem pelo menos três denúncias anônimas contra um tutor no bairro Morada do Trevo, uma operação foi montada em conjunto com a Guarda Municipal para que a situação fosse averiguada.

Ao chegarem no local, as autoridades ficaram impressionadas com o que encontraram. “Cinco cachorros estavam presos em coleiras curtas, sem nenhum tipo de cobertura para protegê-los do sol forte ou da chuva, e um outro estava preso dentro de um cômodo da casa. Além disso, a casa estava muito suja, com fezes dos animais espalhadas pela cama e pelo chão da cozinha”, revelou a superintendente Roberta Cabral.

Segundo ela, diante do caso, o boletim de ocorrência foi registrado, mas a Sepa também solicitou a intervenção de assistentes sociais para avaliarem e encaminharem o tutor para um possível acolhimento clínico. “O homem vivia em situação insalubre e pedimos que a assistência social desse um suporte e acompanhasse esse caso, porque prezamos pelo bem-estar do animal, mas existem casos, que os tutores também precisam de auxílio”, afirmou.

A operação foi realizada com o reforço do veículo “Resgate do Bem”, que é totalmente adaptado para o transporte dos animais em situação de risco. Os seis animais foram recolhidos e estão recebendo cuidados na Sepa, onde serão castrados, vacinados e, em breve, estarão disponíveis para a adoção responsável.

Maus-tratos é crime

Prevendo punições mais rigorosas para quem pratica o crime de maus-tratos aos animais, em agosto de 2019 o prefeito Vittorio Medioli sancionou a lei 6.540/2019, que foi elaborada pelo próprio Executivo e determina multa de até R$ 2.564 para quem praticar o delito.

A medida é mais um reforço no combate a essa prática, que já é prevista como crime por leis federal e estadual. Conforme a Lei Federal 14.064/2020, a prática de maus-tratos pode ser punida inclusive com a reclusão de dois a cinco anos.

As denúncias podem ser feitas pelo número (31) 99830-2954.

Por Dayse Aguiar 

Fonte: O Tempo

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.