Seis golfinhos são encontrados mortos em 10 dias em praias de SC

Seis golfinhos são encontrados mortos em 10 dias em praias de SC
Toninha encontrada em Florianópolis — Foto: Equipe R3 Animal/Divulgação

Seis golfinhos foram encontrados mortos em um intervalo de 10 dias nas praias de Florianópolis. Segundo a associação R3 Animal, os corpos dos animais foram recolhidos entre 19 a 30 de janeiro e levados para análise. A espécie, conhecida também como toninha, é um cetáceo ameaçado de extinção no litoral brasileiro.

Dois animais estavam na praia Moçambique e os demais nas praias de Canasvieiras, Armação, Pântano do Sul e Joaquina. De acordo com a entidade, cinco animais foram identificados com lesões que indicavam uma interação com humanos, como corte provocado por faca.

A necropsia completa foi possível somente em um dos animais. Nesse exame, os veterinários confirmaram asfixia como causa de morte. Segundo a entidade, isso indica uma provável captura acidental em rede de pesca.

Animais são de espécie ameaçada de extinção — Foto: Equipe R3 Animal/Divulgação
Animais são de espécie ameaçada de extinção — Foto: Equipe R3 Animal/Divulgação

Ameaça

De acordo com a equipe da R3 Animal, responsável pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) no trecho que envolve Santa Catarina, os altos níveis de mortalidade em rede de pesca somado às outras potenciais ameaças fazem da toninha a espécie de cetáceo mais ameaçada do Oceano Atlântico Sul Ocidental.

A principal ameaça à conservação da espécie é a mortalidade devido à captura em redes de pesca, principalmente de emalhe. Mesmo não sendo alvo da pesca, os animais são capturados sem a intenção e acabam morrendo.

Em média, morrem duas mil toninhas por ano capturadas em redes de pesca, informou a entidade. Em algumas regiões ao Sul de sua distribuição esse colapso pode acontecer em menos de 30 anos.

Por Caroline Borges e Jean Laurindo

Fonte: g1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.