Sem socorrer cão envenenado há três dias, tutor é detido e multado por maus-tratos: ‘não tive tempo’

Sem socorrer cão envenenado há três dias, tutor é detido e multado por maus-tratos: ‘não tive tempo’
O tutor não tinha comprovantes de vacinação do cachorro e, de acordo com a PM Ambiental, ele visualmente apresentava limitações físicas decorrentes da falta de acompanhamento veterinário (Divulgação/PM Ambiental)

Agentes da PM Ambiental encontraram e resgataram um cão em situação de maus-tratos no bairro do Reino, em Ilhabela (SP), na última terça-feira (24). Ocorrência foi atendida após a realização de uma denúncia anônima.

No local, a PM Ambiental foi atendida pelo proprietário do imóvel, que também era o tutor do animal. O cachorro, que apresentava aspecto esquelético, estava sendo mantido em local insalubre, sem disposição de água e com alimentação imprópria.

O tutor não tinha comprovantes de vacinação do cachorro e, de acordo com a PM Ambiental, ele visualmente apresentava limitações físicas decorrentes da falta de acompanhamento veterinário.

(Divulgação/PM Ambiental)
(Divulgação/PM Ambiental)

Indagado, o morador admitiu que suspeitava que o animal havia sido envenenado há três dias, mas, em suas palavras, não teve tempo de prestar o devido socorro. Ele disse que ofereceu leite e restos de arroz e feijão para o animal nestes últimos tempos.

Uma veterinária do Centro de Recuperação de Animais de Ilhabela foi ao local e prestou os primeiros socorros ao animal. Ele foi recolhido com sintomas de cinomose canina em estágio avançado e tem alto risco de morte.

O responsável foi encaminhado ao 1° DP (Distrito Policial) e segue à disposição da Justiça. Além disso, ele recebeu uma multa no valor de R$ 3 mil pelo crime de maus-tratos.

Por Patrick C. Santos

Fonte: O Vale

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.