Semana vai conscientizar população sobre direitos dos animais, em Petrópolis, RJ

Ciclo de palestras será realizado pela OAB em novembro.

A Comissão de Proteção e Defesa aos Animais da 3ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB – Petrópolis) irá realizar, em novembro, o primeiro evento sobre a conscientização para a proteção e a defesa dos animais da cidade. O evento irá reunir diversos palestrantes, que irão tratar dos mecanismos jurídicos para a defesa dos animais, a legislação para animais silvestres, a situação da proteção aos direitos dos animais em Petrópolis, entre outros temas.

A Semana de Proteção Animal será realizada no campus Benjamin Constant da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), parceira do evento. “A proteção animal é um assunto atual e de interesse de todos – não apenas quem ama e se preocupa com o bem-estar com os animais, mas também porque envolve saúde, meio-ambiente, sanitarismo, entre outros temas”, afirmou a presidente da Comissão de Proteção Animal da OAB, Elisabete Amorim.

De acordo com a advogada, com esta iniciativa, a OAB abre o espaço para um debate que a cidade precisa fazer. “Iremos discutir o tema com autoridades atuantes em diversas áreas. Com essa programação, poderemos adquirir conhecimento, permitir a troca de experiências valorosas e obter soluções reais para os problemas que enfrentamos nesta área”, destacou.

O evento será realizado entre os dias 10 e 14 de novembro. O campus Benjamin Constant da UCP fica na rua de mesmo nome, nº 213. As palestras serão ministradas sempre a partir das 19h, com uma hora de palestra e 30 minutos para o debate e para a troca de perguntas e informações. A entrada, em todos os dias, é gratuita. Confira a programação:

Dia 10/11 – “Mecanismos jurídicos de defesa para animais” – Dr. Daniel Braga Lourenço, mestre em Direito, professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), e autor do livro “Direitos dos animais”;

Dia 11/11 – “A legislação e os animais silvestres”- Ricardo Ganem, ecologista, especialista em legislação da fauna silvestre e representante do Instituto Estadual do Ambiente (Inea);

Dia 12/11 – Debate: “A proteção e os direitos dos animais em Petrópolis” – representantes da OAB Petrópolis, Ministério Público, Grupo de Assistência e Proteção aos Animais e ao Meio Ambiente (Gapa-MA), ONG Animavida, entre outros;

Dia 13/11 – “Senciência animal” – Gilberto Pinheiro, jornalista, integrante da ONG Proteção Animal e da Comissão de Proteção dos Direitos dos Animais da OAB-RJ;

Dia 14/11 – “Maus tratos, crueldades e abandonos de animais – aspectos jurídicos” – Reynaldo Velloso, presidente da Comissão de Proteção dos Direitos dos Animais da OAB-RJ e advogado atuante nas causas da Sociedade União Internacional Protetora dos Animais (Suipa) e da questão dos cavalos da Ilha de Paquetá.

Fonte: Diário de Petrópolis

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.