SEPRONA investiga maus-tratos a tartarugas acorrentadas em praia de Tenerife, na Espanha

SEPRONA investiga maus-tratos a tartarugas acorrentadas em praia de Tenerife, na Espanha
Tartarugas encontradas acorrentadas na praia de La Tejita.

Uma das tartarugas, a menor, morreu após ser atendida já muito fraca, desidratada e sangrando; trata-se da tartaruga-da-Flórida, uma espécie exótica usada em aquários.

A guarda civil, por meio do Seprona (Serviço de Proteção à Natureza), iniciou uma investigação por maus-tratos a animais, devido a duas tartarugas exóticas que foram encontradas no dia 17 de dezembro acorrentadas na praia de La Tejita, no município de Granadilla, sul da ilha de Tenerife.

Esses animais, dois exemplares da tartaruga-da-Flórida, uma espécie exótica que está catalogada como invasora, costumam ser comprados para aquários e, no caso dos maus-tratos descobertos nessa data em La Tejita, suspeita-se que o tutor desses animais os tenha abandonado à própria sorte na areia da praia, depois de prendê-los por seus cascos com uma corrente e um cadeado.

Após serem encontradas por um banhista, os funcionários do Centro de Recuperação da Fauna Silvestre La Tahonilla se encarregaram do resgate e dos atendimentos veterinários posteriores, com o objetivo de soltar as duas tartarugas, uma delas, a menor, em um estado muito crítico: fraca, desidratada e com sangramento. Isso ocasionou a sua morte. Posteriormente, ela foi submetida a uma necrópsia.

Uma vez que os profissionais do centro La Tahonilla comprovaram que o estado de saúde da tartaruga grande permitia sua transferência a outro centro de cuidados, a Fundación Neotrópico se encarregou da custódia do animal ferido.

Tradução de Bina Foloni

Fonte: El Diario

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.