Será ilegal abandonar e maltratar animais de estimação na Grécia graças a novas leis

Será ilegal abandonar e maltratar animais de estimação na Grécia graças a novas leis
Será ilegal abandonar e maltratar animais na Grécia graças a novas leis (Shutterstock)

Os maus-tratos contra os animais é uma situação que ocorre em grande parte do mundo. De diversas maneiras, mas se faz presente como um dos males na maioria das sociedades. Infelizmente, os governos nacionais perceberam que erradicar o problema está não só nas mãos da sociedade civil e das associações que lutam pelos direitos dos animais, mas também nas suas.

Cada vez mais, as leis propõem medidas e sanções contra os maus-tratos aos animais. O parlamento grego se converteu no mais recente ao aprovar uma nova lei em benefício dos animais de estimação, com o objetivo de que nenhuma pessoa que seja responsável por eles os maltrate, negligencie ou os abandone. Assim informaram as autoridades gregas através dos meios de comunicação.

“A Grécia tem mudado e finalmente está adotando um marco legal moderno para a proteção dos animais de companhia”, compartilhou o ministro Kyriakos Mitsotakis através do Twitter.

A nova lei estipula que o abuso de animais terá multas mais duras para atos como abandono, envenenamento e lesões intencionais, principalmente aquelas causadas por disparos. Também será condenado todo tipo de tortura animal, e se alguém fica registrado como abusador, não poderá mais adquirir animais no futuro.

Será estabelecido um banco de dados de DNA dos animais registrados pelos tutores que permitirá punir ao tutor caso um animal seja abandonado. Por outro lado, será criado um programa de saúde geral onde ficarão os registros do histórico médico de todos os animais, o que fará com que os custos de atendimento veterinário sejam mais acessíveis.

Seguindo o exemplo da presidente do país, Katerina Sakellaropoulou, que adotou um gatinho de rua e fez história como a primeira figura de Estado a resgatar um gatinho da rua, a lei proibirá a venda de gatos e cães em petshops. A venda somente será permitida para criadores e proprietários autorizados.

Se isso tudo ainda não fosse suficiente, todos os tutores serão obrigados a castrar seus animais, com algumas exceções de saúde. Quem não obedecer a essa norma receberá multa, regulada de acordo com a raça e idade de cada animal.

E, por último, todos as pessoas responsáveis por um animal, até mesmo os abrigos de animais, deverão registrá-lo em uma base de dados nacional. Assim, espera-se que os cidadãos gregos cuidem melhor de seus animais e contribuam para a eliminação dos maus-tratos e do abandono.

Por Zamira Gaxiola / Tradução de Alice Wehrle Gomide

Fonte: Bunko

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.