ESPANHA catalunha touradas 47bf032b8e288 thumb

Será que as touradas voltarão à Catalunha?

Por Jessica Jones / Tradução de José Eduardo Droghetti Haddad

ESPANHA catalunha touradas 47bf032b8e288

O Partido Popular, atualmente no poder, está tentando aprovar uma lei que poderia classificar as touradas como parte da herança cultural da Espanha, o que poderia anunciar seu retorno à Catalunha, onde elas atualmente são banidas.

A Catalunha teve sua última tourada em 2011, mas uma nova lei proposta pelo Partido Popular (PP), atualmente no governo, dando mais proteção às touradas pode levar ao seu retorno à região nordeste da Espanha.

A lei de “Proteção de Herança Cultural” já foi aprovada pela comissão cultural do parlamento da Espanha, e foi enviada para o senado para discussão.

A lei, que daria proteção a vários aspectos da cultura espanhola, designaria as touradas como parte da herança cultural da Espanha, permitindo que o governo tome pedidas para “preservar” a atividade.

Ela tem enfrentado grande criticismo e foi aprovada apenas pelo PP, com o partido socialista de oposição, PSOE, se abstendo e os partidos menores da Espanha votando contra a lei.

O jornal catalão La Vanguardia reportou que existe uma grande preocupação entre políticos da oposição de que a lei traria de volta as touradas para a Catalunha, baseada no argumento de que as touradas são um bem cultural a ser preservado pela Espanha. A Catalunha votou pela proibição das touradas em 2010.

“Ninguém daria boas-vindas às touradas se elas fossem trazidas de volta para a Catalunha,” Silvia Barquero, presidente do Pacma, um partido de proteção animal da Espanha, disse ao jornal The Local.

A Catalunha sempre esteve um passo a frente do resto da Espanha quando o assunto são direitos animais, eles baniram animais em circos, por exemplo, que são permitidos na maior parte do resto do país,” ela acrescentou.

Barquero, cujo partido tem lutado ferozmente contra as touradas, enxerga a lei proposta como uma luta política.

“Isso é uma briga política entre o governo da Espanha e a sociedade catalã,” disse.

“O PP está sempre promovendo touradas como parte de nossa cultura, mas a maioria dos catalães é contra isso,” acrescentou ela.

A lei descreve herança cultural como “costumes, representações, expressões, conhecimento e habilidades que comunidades, grupos e indivíduos reconhecem como parte integral de sua herança cultural”.

Exemplos incluem línguas, teatros, festivais, artes, música e especialidades culinárias.

As touradas também são proibidas nas Ilhas Canárias desde 1991, mas as ilhas recentemente foram criticadas depois que brigas de galo, populares nas Canárias, escaparam de uma proibição por crueldade animal.

A rainha do pop Madonna foi recentemente criticada por grupos de direitos dos animais por “glamourizar sangue” após se vestir como um toureiro para promover seu último álbum.

Fonte: The Local

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.