Seriema com perna amputada ganha prótese de visitante do bosque e arrisca primeiros passos

Seriema com perna amputada ganha prótese de visitante do bosque e arrisca primeiros passos
Seriema ganha protótipo de prótese no Bosque dos Jequitibás em Campinas. — Foto: Nicole Almeida

Uma seriema com uma das pernas amputadas ganhou uma prótese e agora vai começar a vencer as dificuldades que tinha de locomoção no Bosque dos Jequitibás, onde vive em Campinas (SP). Ela ficou com a limitação após um acidente, há cinco anos, e foi presenteada com o protótipo que vai melhorar sua qualidade de vida pelas mãos do projetista Thiago Henrique Passarini, visitante assíduo do local.

O procedimento de colocação da prótese foi o primeiro realizado em uma seriema no Bosque dos Jequitibás. O projetista, que trabalha com impressões em 3D, frequenta o complexo toda semana e, depois de ver o animal sofrendo para andar, resolveu estudar o que poderia ser feito. Após algumas pesquisas, ele decidiu testar o método da impressão 3D na ave.

Vídeo: Seriema com perna amputada há 5 anos recebe prótese e dá os primeiros passos em Campinas.

Após a colocação da prótese, realizada no sábado (14), a seriema começou a ensaiar os primeiros passos. No início, o animal parecia tentar entender o novo membro, mas em poucos segundos já estava estreando as passadas sobre pedras e galhos. Veja no vídeo acima.

Segundo o veterinário técnico responsável pelo zoológico do Bosque, Douglas Presotto, é comum acontecer acidentes com seriemas. Ele trabalha há cinco anos no Bosque e disse que desde que chegou o animal já estava machucado. “Por serem animais saltadores, com pernas cumpridas, às vezes se machucam na queda e dependendo da gravidade, necessitam da amputação”, disse o veterinário.

A prótese

Seriema testa protótipo de prótese em Campinas. — Foto: Nicole Almeida

O protótipo, de aproximadamente 20 centímetros, foi feito de cano PVC e metal e pesa 40 gramas. O animal vai passar por um período de adaptação de pelo menos um mês e, caso se acostume, receberá a prótese definitiva, impressa em plástico ABS, uma resina termoplástica derivada do petróleo.

Para receber o protótipo, a seriema precisou passar por uma pequena cirurgia. Nela, a equipe de veterinários corrigiu o coto que estava com um desvio.

Seriema se prepara para receber prótese provisória no Bosque em Campinas. — Foto: Nicole Almeida

Ainda segundo o veterinário, a prótese pode ser o início de um novo capítulo de melhorias para os animais que chegam ao zoológico com alguma mutilação.

“Dentro da rotina do zoológico é comum chegar uma ave, por exemplo, com o bico fraturado e é possível a gente tentar essa experiência com outras espécies”, afirma.

Já Passarini afirmou que, se a primeira adaptação for positiva, ele planeja criar mais próteses, inclusive para outra seriema do local que tem um problema no pé.

O projetista Thiago e o veterinário responsável pelo zoológico do Bosque animados com a inovação da prótese na seriema. — Foto: Nicole Almeida

A seriema é um pássaro comum de áreas urbana, principalmente em condomínios com natureza preservada. O animal é carnívoro, predador de pequenas presas e adaptado ao voo.

Por Nicole Almeida, sob a supervisão de Marcello Carvalho

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.