Serpentes são a maioria dos animais resgatados no Ceará; veja o que fazer se encontrar uma

Serpentes são a maioria dos animais resgatados no Ceará; veja o que fazer se encontrar uma
Batalhão de Polícia do Meio Ambiente resgatou nesta semana três serpentes em casa de Altaneira, no Ceará. — Foto: Divulgação/BPMA

O número de animais resgatados pelo Corpo de Bombeiros Militares do Ceará (CBM) até abril deste ano cresceu em comparação com o mesmo período do ano passado.

Em 2023, os bombeiros resgataram 3.875 animais no estado. Deste total, cerca de 70% foram serpentes, segundo dados da corporação.

Em 2022, de janeiro a abril, a CBM resgatou 3.421 animais no estado. No período, a proporção de serpentes resgatadas ficou no mesmo patamar do ano atual.

No Ceará, os resgates de animais são realizados pelo Corpo de Bombeiros ou pelo Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA) da Polícia Militar. A PM informa que, até o dia 25 de maio, foram resgatadas 46 cobras pelo batalhão especializado.

O que fazer se encontrar uma serpente

  • Ao encontrar uma cobra, mantenha distância. De antemão, cobras só atacam se sentirem-se ameaçadas. Manter distância é um modo de evitar que o animal se sinta ameaçado.
  • Não tente tocar na serpente, capturá-la nem arremessar objetos nela. Ao realizar qualquer uma destas ações, você pode fazer com que o réptil se sinta ameaçado e realize um ataque.
  • Retire crianças e animais domésticos das proximidades do réptil, o que ajuda a evitar que estes se aproximem da serpente e que ela os ataque.
  • Se tiver um dispositivo eletrônico com você, tente filmar ou fotografar o animal. A medida é útil para ajudar a identificar o espécime, o que é importante principalmente se você for atacado, pois as imagens vão ajudar a apontar se a serpente é peçonhenta ou não e, caso seja, a identificação da espécie auxilia na escolha do tratamento mais efetivo.
  • Após afastar-se e registrar o animal, procure uma posição em que você consiga mantê-lo no seu campo de visão, a medida auxilia no trabalho das equipes de resgate e evita que o réptil se esconda e mais tarde venha a surpreendê-lo.
  • Após tomar estas providências, acione as equipes de resgates pelos números 193 ou 190.

Por que as serpentes aparecem nas residências?

Segundo o Corpo de Bombeiros, o aparecimento de serpentes é mais frequente nos períodos chuvosos, em áreas desmatadas ou quando ocorrem limpezas de terrenos baldios.

Nestes casos, as cobras procuram locais onde haja alimentos ou espaços com vegetação, por isso seu aparecimento é comum em casas e lugares que possuem jardins.

Tipos de serpentes mais comuns nas ocorrências

A maior parte das serpentes resgatadas no Ceará não são peçonhentas.

A serpente mais comum encontrada no Ceará é a jiboia (Boa constrictor), que não possui veneno.

No caso das serpentes peçonhentas capturadas no estado, as mais comuns são a cascavel, a corre-campo, a jararaca e a coral.

Ataques de serpentes: com que frequência ocorrem e o que fazer?

Apesar da maior frequência, o aparecimento dos répteis não significa necessariamente perigo. Do total de serpentes resgatadas pelos bombeiros em 2023 no Ceará, apenas 0,09% eram peçonhentas, ou seja, possuíam veneno.

Em caso de sofrer uma picada, procure socorro hospitalar imediatamente. Lave o local apenas com água e sabão, não utilize álcool ou outro tipo de substância. Deixe o membro imóvel e não tente queimar ou perfurar a ferida ou amarrar a região com o torniquete.

Fonte: g1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.