Serviço de castração de animais é retomado em Vitória, ES

Serviço de castração de animais é retomado em Vitória, ES

No primeiro dia de retomada do serviço de castração de animais em Vitória, foram castrados 20 cães (10 fêmeas e 10 machos) e 14 gatos (10 fêmeas e quatro machos).

Vídeo: Serviço de castração de animais é retomado em Vitória.

A atividade é realizada pela Gerência de Bem-Estar Animal, da Secretaria de Meio Ambiente (Semmam), em parceria com o Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), onde são realizados os procedimentos, em Resistência.

As castrações são feitas a partir de um agendamento prévio.

“É necessário que os tutores dos animais não se esqueçam de levar no dia agendado o documento de identidade e o comprovante de residência para conferência, assim como não esquecer o uso da máscara”, disse a gerente de Bem-Estar Animal, Daniele Benevides.

Para atender às recomendações sanitárias neste período de pandemia da Covid-19, não é permitida a entrada de tutores com os animais no CVSA.

Um funcionário da empresa contratada para fazer as cirurgias fica responsável por recepcionar os tutores com seus pets.

“Todas as medidas sanitárias e de segurança estão sendo tomadas pelas equipes da Semmam, CVSA e empresa contratada”, destacou Daniele.

Critérios
 
Os cadastros continuam sendo realizados por meio do Portal de Bem-Estar Animal da Prefeitura de Vitória. A primeira fase do projeto de castração prevê 5 mil cirurgias.

O responsável pelo animal tem que ser obrigatoriamente morador de Vitória. Serão cadastrados até três animais por residência e o responsável pelo animal deve, obrigatoriamente, assistir a uma palestra educacional disponível no Portal de Bem-Estar Animal antes da data da castração.

Os animais passarão por uma análise de aptidão, que será realizada na avaliação clínica e hemograma por um médico veterinário no dia do procedimento. Em caso de dúvidas, os interessados podem mandar e-mail para gbea.vitoria@gmail.com.  

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.