Servidores do CCZ farão levantamento populacional de cães de rua em Foz do Iguaçu, PR

Servidores do CCZ farão levantamento populacional de cães de rua em Foz do Iguaçu, PR

A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), iniciou ontem, 08, uma capacitação teórica direcionada aos servidores que farão o levantamento populacional de cães de rua em Foz do Iguaçu. Participam da capacitação agentes de endemias e técnicos de zoonoses.

O trabalho em campo terá início no dia 15 de outubro. Serão mais de 25 servidores envolvidos,  com 5 equipes realizando a captura dos cães e a coleta de amostras de sangue, fezes e parasitas (como carrapatos). As ações acontecerão em diversas regiões da cidade simultaneamente. Acadêmicos do curso de medicina veterinária também participarão dos trabalhos.

Os animais capturados serão identificados com uma “coleira-lacre numerada” e fotografados, o que permitirá o seu acompanhamento em capturas posteriores. Os animais também serão vacinados contra a raiva.

O projeto de pesquisa é uma iniciativa do CCZ em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, universidades e laboratórios de saúde pública. O levantamento terá a duração de 12 meses (outubro de 2018 a outubro de 2019) e será dividido em três etapas. Após a obtenção dos dados biológicos e sanitários dos animais, serão estabelecidas políticas públicas voltadas ao controle das zoonoses, à preservação da saúde pública e ao bem-estar animal.

Em 2014, o CCZ realizou um censo populacional de cães e gatos domiciliados com base no número de animais vacinados contra a raiva, um total de 54.980. Um levantamento com animais de rua será realizado pela primeira vez no município.

Fonte: Click Foz

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.