Sete cães abandonados depois da morte do tutor em Portugal

Uma matilha de cães abandonados – três adultos e quatro crias – deambula há cerca de três semanas pelas ruas de Armação de Pera. Os animais, cujo tutor, apurou o CM, terá morrido alguns dias antes do Natal, têm vindo a ser ajudados por populares, que lhes dão água e comida.
Entretanto, está já a decorrer na internet uma campanha para promover a adoção dos animais, ao mesmo tempo que se fazem apelos às entidades oficiais para que sejam recolhidos e tratados.
A matilha desloca-se sobretudo entre a Via Dorsal da localidade e as Torres do Alto da Torre, até à zona de Vale do Olival. “Há pessoas e alguns restaurantes que alimentam os cães, que se vão mantendo por aqui”, contou ao CM uma moradora, que se mostrou preocupada com a situação dos animais, sobretudo “dos pequeninos”.
Contactado pelo CM, o presidente da Junta de Freguesia de Armação de Pera confirmou a situação. “Fui alertado para o problema e já comuniquei o caso às entidades competentes”, disse ontem ao CM Ricardo Pinto, que na véspera tinha visto a matilha na Via Dorsal. “O veterinário municipal já por várias vezes veio a Armação procurar a matilha, para a recolher, mas sem sucesso”, revelou ainda.
Por Ana Palma e Rui Pando Gomes
Fonte: Correio da Manhã / mantida a grafia lusitana original