Sete filhotes de vira-lata são deixados dentro de caixa na chuva em Tambaú, SP

Sete filhotes de vira-lata são deixados dentro de caixa na chuva em Tambaú, SP

Animais foram abandonados em frente a um pet shop neste sábado (29). Veterinária e associação buscam novo lar, mas ainda não conseguiram.

SP tambau 10453066 582792405184185 4189089555657989277 o

Sete filhotes de vira-lata foram abandonados dentro de uma caixa em frente a um pet shop do Centro de Tambaú (SP), na manhã deste sábado (29). Os animais foram deixados no local sem proteção e tomaram chuva até a chegada da dona do estabelecimento, a veterinária Giovana Uliana, que está em busca de um novo lar para os bichos. Câmeras de segurança flagraram uma pessoa deixando os filhotes no local e serão entregues para a Polícia Civil.

SP tambau 15482 582792335184192 5500009743857280677 nDe acordo com a veterinária, os animais foram deixados por uma pessoa, que estava em um carro, por volta de 6h30 na calçada do pet shop, na Rua Santo Antônio. A pessoa é conhecida na vizinhança. Dona do estabelecimento há seis anos, Giovana explicou que o abandono é comum no local. “Deixam dois, três e a gente consegue fazer a doação, mas nunca deixaram sete animais”, lamentou.

Ela disse ainda que os animais estão sendo tratados, mas não podem ficar no pet shop, pois um animal está com suspeita de cinomose, que é contagiosa. Ela publicou um texto no Facebook com as fotos dos animais quando foram encontrados. A esperança é que a pessoa volte para buscar os animais ou que apareçam pessoas interessadas em adotá-los. “Fiquei e estou revoltada e indignada até agora por saber que pessoas ainda fazem isso, mesmo sabendo que podem responder judicialmente por abandonar animais”, escreveu na rede social.

Ainda segundo Giovana, falta conscientização da população sobre o abandono de animais. “A alternativa seria castração. Essas pessoas que fazem esse tipo de coisa poderiam se informar na Prefeitura. A orientação sobre o abandono a gente tem que passar desde criança”, destacou.

Novo lar

A Sociedade Protetora dos Animais de Tambaú (Spat) tem um canil, mas também tem um animal doente, o que pode por em risco os filhotes. Voluntários estão buscando empresas interessadas na adoção. “Eles estão saudáveis, tenho impressão de que têm cerca de 40 dias. Foram desmamados e retirados da mãe”, disse a veterinária.

A Spat faz mensalmente a castração de animais com a ajuda de uma verba de R$ 8 mil que é repassada pela Prefeitura da cidade. Os interessados em adotar ou que têm um lugar para que os animais possam ficar provisoriamente podem ligar no telefone da veterinária (19) 98136-3811.

O abandono de animais é crime previsto no código penal no artigo 164. A pena é de detenção de 15 dias a seis meses ou multa.

Fonte: G1 

Nota do Olhar Animal: Abandono é enquadrado como maus-tratos, crime previsto também na lei federal 9605/98, em seu artigo 32, com pena prevista de 3 meses a 1 ano de detenção e multa.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.