Sete leões resgatados da Ucrânia devastada pela guerra encontram casa em santuário no Colorado, EUA

Sete leões resgatados da Ucrânia devastada pela guerra encontram casa em santuário no Colorado, EUA
Sete leões resgatados da Ucrânia devastada pela guerra encontram casa em santuário no Colorado

Leões que foram resgatados de um zoológico na Ucrânia devastada pela guerra encontraram refúgio no Colorado. Os animais foram “realocados com urgência” do Bio Park Zoo em Odesa logo após o início da invasão russa da Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022. Eles viajaram mais de 600 milhas, primeiro sendo transportados em comboio de Odesa através da Moldávia e para a Romênia.

Eles chegaram ao Zoológico Targu Mures da Romênia, na Transilvânia, em 24 de maio.

Os leões viveram no zoológico da Romênia por meses, esperando por uma autorização de viagem de emergência para embarcar em um voo de resgate.

Eles só chegaram à sua casa final, The Wild Animal Sanctuary, no Colorado, em 29 de setembro.

O santuário é uma organização sem fins lucrativos com sede em Keenesburg.

Sete leões adultos e dois filhotes do bando resgatado estão agora sendo cuidados pelo santuário.

Os leões viverão em uma extensão do santuário chamado The Wild Animal Refuge, que consiste em quase 10.000 acres de terra perto de Springfield, Colorado.

A instalação não está aberta ao público, de acordo com o site do santuário.

Outros dois leões da Ucrânia foram enviados para o Simbonga Game Reserve and Sanctuary em Eastern Cape, África do Sul, de acordo com o santuário.

Em 21 de setembro, Putin anunciou uma “mobilização parcial” das tropas russas, a primeira do país desde a Segunda Guerra Mundial.

Uma organização chamada Breaking the Chains tem trabalhado para resgatar animais encalhados do país devastado pela guerra.

Um voluntário da organização, conhecido como Tom SN, resgatou mais de 3.000 animais.

Ele disse ao Daily Star: “Não há situação em que eu não me colocaria para resgatar um animal. Os animais me deram vida, paz e amor. Tudo o que faço é para eles”.

SN, que já serviu no Afeganistão e no Iraque, entrou na zona de conflito vindo da fronteira romena com um amigo para resgatar 70 cães em um abrigo perto da linha de frente, a leste de Kharkiv.

Falando sobre a missão, ele disse: “Uma escolta militar de um veículo nos guiou até o abrigo.

“Nós dirigimos pela cidade que estava abandonada, como uma cena de um apocalipse zumbi com apenas javalis vagando pelas ruas cobertas de neve.

“Quando chegamos ao abrigo, estávamos a 500 metros da linha de frente russa.

“Bombas estavam caindo de cada lado de nós, tiros assobiavam e bombas caíam a 10 ou 15 metros das paredes, então tivemos que nos mover rapidamente.

“No final, todos os 70 cães foram evacuados em uma hora.”

Fonte: Plu7

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.