Sistema de monitoramento de animais marinhos desenvolvido pela Univali recebe prêmio nacional

Sistema de monitoramento de animais marinhos desenvolvido pela Univali recebe prêmio nacional

US california baleiasblue whale

O Sistema de Apoio ao Monitoramento de Mamíferos Marinhos (Simmam), desenvolvido pela Univali, foi o vencedor do Prêmio Plínio Cantanhede, que reconhece os melhores trabalhos técnicos publicados pelo Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis.

O trabalho, feito em parceria por pesquisadores do Laboratório de Computação Aplicada e do Laboratório de Oceanografia Biológica, cruza dados sobre a ocorrência de golfinhos e baleias na costa brasileira. Os estudos relacionados a esses animais enfrentava problemas relacionados à coleta e acesso de informações. Faltavam registros de avistagens e encalhes, o que tornava os dados restritos a determinadas regiões e a poucos pesquisadores.

O trabalho estruturou um Sistema de Informação Geográfica com capacidade de entrada, armazenamento, manipulação e recuperação de dados e informações georeferenciadas.

O sistema foi integrado à internet, utilizando tecnologias web e opensource, permitindo que diversos pesquisadores possam acrescentar dados ao banco, fornecendo uma visão geral da distribuição desses mamíferos marinhos na costa brasileira.

André Silva Barreto, coordenador do projeto pelo Laboratório de Oceanografia Biológica do CTTMar/Univali, diz que o sistema permite estudar os fatores que influenciam a presença dos cetáceos nos locais observados e oferece subsídios para investigar o comportamento das espécies.

Os dados podem ser acessados no endereço http://simmam.acad.univali.br.

Fonte: Clic RBS

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.