Site leiloa bolsa feita com gato empalhado e gera polêmica

Site leiloa bolsa feita com gato empalhado e gera polêmica

Uma bolsa feita com um gato empalhado está sendo leiloada pelo site Trade Me, e gerando polêmica entre internautas e organizações que defendem os animais.

Com lance inicial de aproximadamente R$ 3,3 mil, a bolsa foi criada pela taxidermista neozelandesa Claire Hobbs com objetivo de “expressar suas paixões artísticas e desejo de criar o surreal, particularmente usando felinos selvagens e domésticos”, segundo diz uma descrição do trabalho da moça divulgada no site.

O texto ainda enfatiza que o gato não foi morto para a confecção da peça, que, segundo o anúncio, “irá durar por muito anos desde que seja bem cuidada”.

Diante da repercussão, a taxidermista explicou ao site Stuff que o gato usado por ela na criação da bolsa foi morto em um atropelamento em uma estrada e mantido em um freezer por três meses.

Ciente das críticas sobre seu trabalho, ela defendeu-se. “Gastar todo esse tempo com pintura e escultura para fazer algo novo mostra o maior respeito [pelos animais]”, afirmou. “Eu acho que por ser um animal doméstico, as pessoas ficam um pouco mais impressionadas. Eu não mato animais no meu trabalho. Não é como se eu andasse por aí apagando animais e pensando que dariam uma boa bolsa”, completou.

Por sua vez, o diretor da organização não governamental Save Animals From Exploitation (SAFE), Hans Kriek, disse que, tenha o animal morrido de causas naturais ou submetido a eutanásia, usá-lo para criar um acessório é algo de mau gosto, além de desrespeitoso. “Se você fizer isso com as pessoas seria absolutamente inaceitável”, afirmou ele. “Transformar um gato em bolsa é pior do que usar a pata de um elefante como porta guarda chuvas?”, comparou.

Outros animais empalhados por Claire também estão disponíveis no mesmo site, que, segundo um porta-voz, verifica todos os itens leiloados para certificar que não há crueldade envolvida na criação. Eles ainda esperam que o rebuliço sobre a bolsa de gato traga mais atenção aos produtos do site nos próximos dias.

NOVAZELANDIA bolsa gato 201609201040074lhThIuY03

Fonte: Rede TV


Nota do Olhar Animal: O fato de ser uma espécie animal com a qual os humanos mantém laços afetivos e o fato de visualizarem na peça a cabeça, os olhos, parte inteiras do bicho, é o que causa a polêmica, mesmo que o animal já estivesse morto antes de seu corpo ter sido usado. Lamentável é que possivelmente a maioria das pessoas “indignadas” usam sapatos, cintos e vários itens de vestuário com couro de bois e de outros animais que, estes sim, foram mortos com esta finalidade. Porém, isto não causa a mesma indignação. Desconexão? Hipocrisia? Respeitá-los é não matá-los.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.